domingo, 8 de fevereiro de 2009

LIBERDADE E CIDADANIA


A liberdade de pensamento e a cidadania exactamente para serem livres não são formatadas por nenhum dono da opinião ou do método, são livres como o vento, conhecem o rumo e a direcção, e como o vento, quando e onde for necessário farão os tufões. Faz parte da genética da liberdade de pensamento a capacidade de fazer as sínteses necessárias à vitória da luminosidade sobre as trevas.

Outra coisa são os directórios políticos que nem sempre perseguem a justiça, mas muitas vezes o poder, enquanto que a cidadania releva sobretudo da expressão critica sobre o quotidiano, de modo a que os agentes políticos democráticos corrigem a rota. Se o fizerem merecem o voto do seu povo, se não o fizerem, porque troçam ou minimizem a cidadania dos cidadãos devem ir de férias, mas em liberdade e na democracia quem passa as respectivas guias de marcha é o povo soberano, é, e deverá ser sempre assim.

Todavia para que se decida bem é dever de consciência de todos dizerem de sua justiça, que é o que fazemos, aos que nos lêem e aos demais com quem convivemos, e a isto se reduz um projecto de liberdade e cidadania.

andrade da silva

3 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Companheiro
Essa é uma opinião que partilho inteiramente. Cada um de nós tem em Liberdade e Cidadania o espaço democrático onde a Liberdade se exprime inteiramente.
Apenas gostaria de ver mais colaboradores juntarem-se a nós e que por outro lado os leitores sejam mais participativos e que manifestem as suas opiniões, porque aqui terão sempre o direito à palavra cidadã e construtiva.
Mas este mesmo facto na dificuldade na participação na palavra política já o conhecemos anteriormente noutro blogue de grande nível, com muitos redactores de mérito, que me foi muito querido e que gostaria de ver reflorescer de novo. Quanto mais vozes se ouvirem defender a Democracia e defender Portugal,quanto maior for a intervenção de cada filho de Portugal, mais luminosas janelas se abrirão no pensamento, estendendo à nossa frente as perspectivas dum Portugal próspero,e dum mundo fraterno em que temos que acreditar, para que seja.
Abraço Companheiro, Companheiros , Amigos e leitores. E VIVA a DEMOCRACIA que o 25 de ABRIL de 1974 instituiu libertando o povo de Portugal do jugo da opressão que o condenara ao silêncio durante quarenta e oito anos.
VIVA a Liberdade e a participação cidadã. Na activa construção do futuro, onde somos apesar tudo uma simples gota no oceano do que há realizar.
Mas como diz o velho provérbio... Quem dá o que tem.... ora nós o que temos para dar é a nossa boa vontade e a nossa participação.

25 de ABRIL SEMPRE
VIVA PORTUGAL
VIVA a LIBERDADE
Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

Cara Marilia

Complete, total e inequivocamente de acordo, pele minha parte pessoa a pessoa, já pedi a colaboração o apoio a mais de 150, fora os pedidos dirigidos pelas redes de comunicação dos outros, e isto é que me parece o fundamental, de resto o pensamento é livre e o ponto de chegada são sempre as sinteses que pela negociação e o diálogo se possam chegar. Na minha concepção de democracia é assim, o resto é TOTALITARISMO que foi o que matou o avenidadaliberdade, como demorada e antecipadamente o denunciei.

O caminho de liberdade que defendo e prossigo não é só para quem pensa como eu, mas é também para quem pensa muito diferentemente,não calo nenhuma voz, defendo a justiça do verbo e da acção libertadora da justiça social, da ética e do amor.
abraço
Asilva

Marília Gonçalves disse...

Informação Alternativa

Vídeo IA



Entrevista a Miguel Urbano Rodrigues



Produtor: SIC

Data: 04/06/2008

http://www.infoalternativa.org/video/video0053.htm