quinta-feira, 5 de março de 2009

PRINCÍPIO ACTIVO DA CICUTA NEOLIBERAL: O DESEMPREGO.


Nem o governo, nem os sindicatos perceberam o que os empresários estão a fazer, ou nem sequer querem perceber, mas é muito simples. Então, não era assim:

Queixavam-se os empresários de uma lei de trabalho rígida, quanto aos despedimentos colectivos, ora, muitos deles estão a aplicar na crise, as teorias de Fridman, quanto ao tratamento de choque, ou seja, o saneamento de choque das empresas, com uma táctica muito simples, fazerem falir as empresas gordas com mão-de-obra intensiva e desqualificada, para criarem empresas mais modernas, mais rendáveis, robotizadas, com poucos trabalhadores, mas
qualificados.

Os resultados mais gravosos desta politica são dois:
1- os trabalhadores desqualificados nunca mais arranjam empregos nas novas empresas, e como o subsidio de desemprego acaba um dia,
2 - aos 30000 desempregados de hoje que estão a cair na zona vermelha da miséria e da exclusão social, daqui a 18 meses juntam-se milhares de outros desempregados a caminho da miséria.
E este é que será o CRUCIAL PROBLEMA que nenhum governo neo-liberal do PS ou do PSD ou do PS E PSD conseguirá resolver em democracia, o que, deve ser claramente questionado nas próximas eleições.

Como vão resolver o problema das competências dos trabalhadores com mais de 35/40 anos que foram despedidos?

Se nada se fizer nesta área, os novos empregos não serão para estas gentes que engrossarão as nossas praças e jardins. Mais gente encalhada, mais sub- proletariado, mais gente desesperada, mais escombros humanos à mercê de qualquer mago das feiras que os levará e a todos nós para o inferno.

Mas que fazemos nós e os sindicatos, enquanto o neoliberalismo vai dando cicuta a milhares de trabalhadores?

Todos nós, ou quase todos, vamos permitindo que os que nos desgovernaram continuem à frente dos destinos da Europa, como Durão Barroso, e dos governos, como o Sr. Eng. Sócrates, o que, o Sr. Dr. Mário Soares denuncia com veemência lá fora (Visão de 5 Março ), mas nada diz sobre "o cá dentro". Muito estranho, mas porque será assim?


Andrade da silva 5 Março de 09


PS : Quero regressar às histórias do quotidiano do metro e à de um grande, enorme, professor que ficou satisfeito por lhe terem dado tão pouco, mas a Guiné sangra, e o congresso da ANP-R realizou-se há pouco entre nós. Foi notícia no expresso que publicou uma impressionante fotografia de apoio popular e da elite, em 1973, a Marcelo Caetano, mas, se a memória não me atraiçoa, o mesmo senhor, em Abril 74, teve de ser protegido, por uma chaimite, dessa mesma população, ou estarei a ter alucinações esquizofrénicas?
Já nem sei, com tanta coisa que para aí vejo... já nem sei !?.. ando a ter flash-back, ando a ver para aí muito Salazar/ Marcelo( como diz a filha de Marcelo, acerca do governo de seu pai, preciso) travestido

Sem comentários: