domingo, 31 de maio de 2009

Notícias da Amadora e a Palavra Precisa



Notícias de Orlando Gonçalves


"Não cedi, não me resignei. Queiram ou não queiram, um D. Quixote coabita em cada um de nós" - escreveu Orlando Gonçalves no seu último livro, "Enredos da Memória", um romance de certa forma autobiográfico. Foi essa força da natureza que lhe enformou a vida, sem desfalecimentos. Arrojando as dificuldades, padecendo injustiças, mas sem nunca se resignar.

"Vencendo a treva e ignorando a insânia, amanhã, em todos os amanhãs, aquele mesmo sol que eu vira agonizante, ressuscitará em promessas, lembrando aos homens que pode sempre haver um novo dia".
Essa era a sua forma de partilhar a vida, a que não faltava uma genuína dose de sonho e uma incomensurável solidariedade.


http://www.noticiasdaamadora.com.pt/nad/texto.php?cod=orlandogoncalves






Orlando Gonçalves, dirigiu o Notícias da Amadora entre 1963 e 1994, ano da sua morte.
Esteve preso na Cadeia do Aljube e no Forte de Caxias. A segunda vez que esteve preso foi em 1974 e foi libertado após o 25 de Abril.






O Notícias da Amadora

http://www.noticiasdaamadora.com.pt/

Um dos Jornais que se destacaram e cumpriram durante o fascismo-salazarismo-caetanismo a sua função de informar honesta e integramente os portugueses

este Jornal fundado em 1958 tornou-se pela direcção de Orlando Gonçalves conhecido em todo o País como um dos Jornais da Resistência, ultrapassando as fronteiras de Portugal foi para os portugueses no exílio um belo e magnífico grito de integridade e Esperança

Pagou caro Orlando Gonçalves , a sua honesta e sincera ética de Jornalista pelo que foi preso durante o fascismo mais que uma vez, sofrendo as consequências inerentes à prisão política.

poderemos mais uma vez verificar como se calava, se reduzia ao silêncio, em Portugal a força da Verdade, pela violenta força da opressão e da repressão!

Isso era o salazarismo! Essa imundície de hipocrisia, esterco de vícios vestido de falsa mansidão!

O Notícias da Amadora,dirigido apôs o desaparecimento de Orlando Gonçalves, por Orlando César,seu filho, que começou no Notícias de Amadora sua carreira de Jornalista, tendo colaborado em inúmeros Jornais e Revistas. Orlando Gonçalves o Noticias da Amadora e seus colaboradores, os seus Jornalistas, resistiram contra ventos e marés à ditadura fascista e o Jornal prosseguiu sua missão informativa desde então até que há cerca de um ano o poder económico, esse vampiro que tudo absorve e controla pela força financeira de que dispõe, conseguiu empurrar o actual Director Orlando César, ao encerramento do Jornal em papel, para continuar a existir como Jornal em Linha através da Internet

Convido pois todos os antifascistas a visitas assíduas no Site do Notícias de Amadora num solidário gesto para com quem sempre apesar das dificuldades, cumpriu o seu dever de informar os seus compatriotas.

O meu abraço ao Jornal e a todos os que nele participam.

Marília Gonçalves








2 comentários:

andrade da silva disse...

Os jornais e muitos companheiros caem, porque cruelmente a ausência de solidariedade e também de recursos financeiros é um infinitamente grande entre os que constroem os caminhos para um vitória ao alvorecer.

Teremos de tornar efectiva a SOLIDARIEDADE e a FRATERNIDADE.
abraço
asilva

Anónimo disse...

Feliz por encontrar este Blog, "navegar é preciso". Quer queira quer n/ queira o "Noticias da Amadora" faz parte da minha história, vi nascer esse jornal.
"Liberdade e Cidadania", duas palavras fortes e precisas.
São Paulo - Brasil