quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CONTRA-CONTRAREVOLUÇÃO ALERTA N+14 ( PRÉ-FINAIS)






DESASSOSSEGO: O ESTADO DE SAÚDE DE UM PAÍS IMPROVÁVEL





" CONTRA-CONTRAREVOLUÇÃO: É UMA LUTA TOTAL, SEM QUARTEL CONTRA A EXPLORAÇÃO, O DOGMATISMO, O OBSCURANTISMO, A MISTIFICAÇÃO, NA LINHA DE VICTOR HUGO OU DE MARX , PARA ELES A CAUSA MAIOR FOI A DA JUSTIÇA QUE SÓ PODE SER SERVIDA COM DIGNIDADE, VERDADE, INDEPENDÊNCIA, SEM ESPERAR NADA EM TROCA. ESTE É O MEU CAMINHO."





Por mais besteira que um comentador terrorista diga, ou possa dizer, neste espaço, use ele o nome anónimo e cobarde que usar, eu, conheço, algures, um país improvável que amo, habitado por grandes gentes, de que falo e falarei.


Este improvável país é dirigido por mestres da política sem visão, projecto e mesmo comportamento honesto, factos que, no seu conjunto, tornam este querido país exíguo, pobre e a caminho de uma grande tragédia, de uma regressão à estupidez e à pobreza.


Neste país, os mais responsáveis pelas catástrofes, cantam hosanas a eles próprios, e, através, de discursos hábeis que desviam, o foco da discussão para actos heróicos que escondem anteriores desleixes, escapam à dura sanção dos seus concidadãos.


Neste país, aquando dos incêndios, louva-se a acção corajosa dos bombeiros, mas esquece-se a incúria no plano do tratamento das florestas e das medidas preventivas contra as tragédias. Todavia com esta técnica de golpe de rins, neste país, os pigmeus marcam golos e mantêm-se incólumes nos seus postos de comando de desgraças.


Neste país as televisões são um bom barómetro do estado de saúde mental de toda uma nação. Neste país horas, após horas, as televisões transmitem programas apresentados por profissionais bouçais que se converteram em grande estrelas, pagas a preço de oiro e diamante.


Para além destes programas de imbecilidade notável, com apresentadores a atirarem-se para relvados, perante presidentes de câmaras, e a comerem relva, para chamarem a atenção das plateias, ou como alternativa a atirarem água às colegas, seguem-se horas e horas de telenovelas com personagens neuróticas, esquizofrénicas, ansiosas, intriguistas, dando o retrato de uma sociedade doente com famílias disfuncionais. Ora com toda esta modelagem que pode acontecer a este país, que não seja a sua transformação num grande manicómio?


Como suplemento cultural, para fortalecer a alma e a cultura nacionais, neste querido e improvável país, fazem-se megas concertos com músicas e letras, absolutamente inacreditáveis, que milhares e milhares de concidadãos, de todas as idades, em êxtase, assistem, apelidando de elitistas e snobes a quem chama a esta música de pimba.


Pessoalmente subscrevo esta adjectivação, mas nada me liga ao snobismo, todavia também nada quer que me ligue à imbecilidade e falta de bom gosto. A alienação pode ter vários rostos, mas tem sempre o mesmo efeito, o afastamento dos cidadãos da cidadania, da liberdade, e da realização da pessoa humana.


Os mesmos que alimentam este estado de coisas, neste querido e improvável país, cantam também hosanas, quando: tanto jovem cai em depressão, por falta de empregos, abandonam o país aos milhares, semeando a desertificação de jovens, talentos, saberes e pais; gente de meia idade nunca mais terá emprego por falta de qualificações para os tempos de hoje; imensos idosos vivem na maior das solidões entre hospitais e casas imundas e muitos, muitos, deixaram de acreditar no país, nas suas capacidades, mesmo na democracia e pior no próprio regime.


Esquecem os que desamam os povos que estes, transbordado o copo da paciência, lutarão até á morte, para mudarem as coisas, o que, tanta vez é um sacrifício inútil, mas sobretudo evitável num querido, belo e pequeno país, de gente boa e que conhece o valor da paz, da primavera, dos cravos e dos dias inteiros de Abril.


Enfim... querido e belo país, porque te abandonaram os deuses, os jovens, os cientistas, os poetas, e pior o povo, seguro de si, crente em si -mesmo, na sua pátria e na sua vitalidade. Porquê?!...


Coisas terríveis e estranhas .... Coisas.... mas o calor aperta e como final de festa é ver que proliferam os quiosques e as salas de manicura, agora, as de low coast.Sim! Ei-lo - um país improvável- de contrastes entre a morte, o inferno e a luxúria, a especulação, a corrupção e o consumo sem regras de futilidades. Querido e belo país!


Coisas...


andrade da silva



PS: Não me sinto prisioneiro de nenhuma tragédia, e como vós, queridas ninfas, adoro a exposição do corpo ao sol, ao vento e o amor ao cair da tarde entre o Sol e a Lua, bem rentinho às águas azuis, salgadas e tépidas de Agosto. Sou, como vós, um amante apaixonado que amo muito a vida, o belo e o nu...
NOTA 20 Agosto
A teimosia e a arrogância, reafirmadas, hoje, pelo PSD para manterem inalterável o seu projecto de revisão constitucional, ou seja, de governo, conforme julgam que ganharão a próxima disputa eleitoral, exigem uma resposta eficaz e conjunta da esquerda do partido Socialista, do PCP, do BE, dos sindicatos, da sociedade civil e dos independentes para evitarem a total privatização da saúde, da educação etc. e da mais ampla capacidade para se despedirem individualmente os trabalhadores, no sentido do sobrelucro dos empresários, como, aliás, já aconteceu no primeiro semestre deste ano.
Se o PSD ganhar, resta o adiamento e a agudização das dificuldades para milhões de portugueses, e todos serão responsáveis. Mas para haver alguma modificação neste caminho de desastre, é preciso que a esquerda do PS altere o seu actual rumo neo-liberal. Mas também é preciso entender que o capitalismo com a sua imoralidade não está em fase de declínio e superação, aliás, por ora, está perdoado, o que, é imoral e a esquerda do PS deve entender com muita clareza.

Sem comentários: