segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TOTAL, ABSOLUTA E COMPLETA INDIGNAÇÃO E A NECESSIDADE DA RECONSTRUÇÃO DE PORTUGAL.




Em primeiro lugar, porque não se diz claramente que a crise tem as seguintes vertentes, a saber:


1º A nível internacional e nacional foi a ROUBALHEIRA PURA e simples, praticada na gestão criminosa de bancos e empresas ( que já levou a vários suicídios no mundo e a prisões, Madof nos EUA, está por detrás das grades) o facto que espoletou esta crise. Em Portugal aconteceu o mesmo com o BPN, BPP e em menor escala no BCP. Mas qual a consequência em Portugal para os especuladores, ou para os accionistas? Nenhuma, para além de que um dos accionistas da SLN, proprietária do PBN, que ganhou somas astronómicas de dividendos, é hoje um candidato à Presidência da República, e dizem, ainda, que vai ganhar na primeira volta. E, pior, a indignação não cresce nem entre os outros candidatos, nem entre a população, contrariamente, diz da sua cátedra o politólogo, Adelino Maltez, que nada acontecerá, porque não há em Portugal uma cultura de moralidade. Mas então as eleições presidenciais também não servirão para mudar o país na área da cidadania e civilizacional?


2º Porque não se aproveitou os 10 milhões de euros/dia dos fundos europeus, para modernizar Portugal e pouco se fez para além da infra-estruturação até um dado nível absolutamente indispensável, mas a partir de certa patamar excessiva, como dr. Cadilhe diz que alertou o 1º Ministro Cavaco da Silva que nada fez. Para além disto toda a gente sabe que a formação profissional foi uma fraude, que foi denunciada, mas não foi ou investigada e, ou julgada, porquê?


3º Crédito fácil e endividamento excessivo, facto que foi exaltado como progresso por alguns dos seus actuais detractores, mas já em 1975, o 1º Ministro Vasco Gonçalves, dizia que viviamos acima das nossas posses. Pessoalmente já o digo desde 1995, quando confrontei o Governo de Cavaco da Silva com as minhas dificuldades financeiras, e me foi respondido que, apesar de tudo, eu estava na faixa dos 20% que ganhavam mais, só porque não usava o tal cartão de crédito, vivi assim, assim. Então, pergunto, porque carga de água devo pagar a factura dos esbanjadores e que hoje não pagam as suas prestações bancárias que nós, os que pagamos, temos de cobrir?


4º Generalizada corrupção activa e passiva, gestão danosa em muitos sectores do estado com um despesismo incontrolável, como o tribunal de contas revela e denúncia sem que nada aconteça.


5º Completa e total destruição da agricultura, esta, desde 1976 com a lei Barreto, a pesca e a indústria. Na indústria nada se modernizou para fazer face à indianização e chinização do comércio mundial, que lançou milhões de homens e mulheres na mais completa inactividade, passando muitos desses homens a maior parte do seu tempo, de um modo IMBECIL, a jogarem à sueca e a beberem copos nas tabernas e as mulheres nas lides caseiras, ou a verem telenovelas de completa demência.


6º Escola de má qualidade, facto que desde 93, como seleccionador, para o acesso a empregos ou ao ensino militar superior, venho a referir por escrito, sinalizando que muitos jovens com o 12ª ano não conhecem minimamente as regras da construção das frases, nem a ortografia. Muitos só sabem escrever sem erros o seu nome, sobretudo os alunos oriundos do ensino recorrente. Esta realidade está espalmada em centenas de composições arquivadas no centro de psicologia aplicada do exército. Face a esta situação critiquei a reestruturação dos programas de alguns graus do ensino Militar, com a supressão do ensino do português e da matemática. Na qualidade de professor tive de me confrontar com alunos que explicavam os seus erros lógicos e ortográficos pelo facto das suas mãos não seguirem a velocidade do seu pensamento, diziam. Enfim, neste país, que é grande e amo, mas vive sob um desnorte grave, há coisas piores.


7º A vergonhosa instrumentalizção da pobreza que é uma consequência de todos estes actos de policia, incompetência, nepotismo, falta de exigência, e total ancoragem de quase toda a gente a verdades absolutas. Assim, muitos militantes do Partido Socialista acusam o PCP de responsável pela próxima derrota do PS, por causa das criticas que faz à governação socialista, e não aos erros do governo PS que levam muitos simpatizantes do PS a votarem no PSD , ou a engrossarem a abstenção, que cresce na medida em que muitos milhões de cidadãos nunca poderão compreender o que pretende o bloco de esquerda, ou a identificação de dirigentes do PCP a regimes estrangeiros muito pouco recomendáveis. Obviamente que a acção conservadora da igreja católica e a alienação e manipulação da informação das TV e os seus programas em geral, dão uma ajuda incomensurável à proto-fasciszação de Portugal. Sendo mesmo um escândalo que o presidente das organizações de solidariedade social faça parte de uma qualquer candidatura.
Dou o meu contributo a várias, pelo que vou questionar a representatividade daquele senhor. Entre outras contribuo para a Acreditar, Abraço, Médicos do Mundo, Liga contra o cancro, Lar do Comércio e também para a Cáritas, sem ser esclarecido sobre o apoio às candidaturas dos seus representantes terei de rever o meu futuro apoio.


A situação proto-fascista em Portugal não é uma figura de retórica, é uma forma sibilina de minar a nossa democracia e da Europeia, neste caso, bem basta olhar para o perfil de Berlusconi.


Estamos de facto, numa encruzilhada em que as tarefas prioritárias para não cairmos na proto- fasciszação do sistema politico, são a democratização da democracia; um modelo de desenvolvimento para a promoção da dignidade humana ao longo de toda a vida, e não para a especulação, em beneficio de 10% de beneficiários gananciosos, dos que praticam uma massiva fuga ao fisco, ou têm rendas altíssimas isentadas e ainda os tais 23% do PIB produzidos na economia paralela.
Mas para esta reconstrução de Portugal são precisos milhões de cidadãos, se não todos, na ordem dos 80 % ou mais, e esta mobilização devia intentar -se com as eleições presidenciais, sem isto, como meta, neste tipo de eleição, todos os demais objectivos, pouco ou nada têm a ver com o destino colectivo, patriótico e nacional de Portugal.


Fica dito, o silêncio calará o grito, mas daqui a 5, 10, 15 anos, se nada disto for feito, estaremos num ponto pior que o de hoje, mas exactamente da mesma natureza.


andrade da silva


PS: hoje queria fazer o meu elogio ao belo, à biodiversidade mas....

6 comentários:

Marília Gonçalves disse...

APELO AOS CAPITÃES DE ABRIL

de todos aqueles que entre tantos que foram, Heróicos, Apaixonados por Justiça, Ardentes até renunciar à vida por Amor a Portugal e ao seu Povo, MOBILIZEM-SE!!!
Não consintam que acabem de arrasar ABRIL!
Vocês foram Militares de Carreira, e os que o não foram e participaram na Revolução do 25 de ABRIL de 1974
, quero lembrar-lhes que o Silêncio da vossa parte, a vossa não participação, para esclarecer o Povo de Portugal no magro mês que nos foge, é não só renegar Portugal, mergulhando-o a indiferença dos que ainda têm voz para mudar o curso dos acontecimentos, é renegarem a vossa JUVENTUDE e o mais Belo Sonho que alguma vez terão sonhado
Virem Defender com vossa voz aqui e por todo o lado os ideais de Abril é a defesa da vossa Dignidade, e das vossas escolhas!
Portugal, o Povo Português de quem sois filhos está a sofrer, fome, miséria; privações de todo o tipo, Até de Direitos por Abril e com Abril conquistados, o Povo està a ser espoliado e humilhado todos os dias, por senhores e por mandantes, pelos sorrisos sarcásticos que arvoram quando interpelados sobre assunto grave e sério! é isso que vão deixar fazer da madrugada que despertou em cravos e com Portugal na RUA§
O POVO DE PORTUGAL ACREDITOU EM VÓS!!! é o momento de Apelar para o Povo, de lhe dizer que nessa Madrugada, vocês Capitães de Abril, porque nessa Madrugada de Coragem todos vocês foram Capitães
e a História vos nomeou!
SOIS PARA SEMPRE OS CAPITÃES DE ABRIL? e o vosso dever é salvar Portugal e o seu Povo de que também fazeis parte
Como vêem eu aqui estou, que de menina trago Abril adivinhado no meu sangue a circular português, mesmo se Universalista, em minhas veias, doente ou não,
estou e estarei até ao ultimo suspiro que será ainda de AMOR POR PORTUGAL! até ao ultimo soluço, até à ultima lágrima, estarei ao lado dos que sofrem dos mais fracos, e de todos os que honestamente trabalham e pagam seus impostos!CONVOSCO SEMPRE

Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

para os que tinham visitado o blogue, dado o carácter de urgência do post de Andrade da Silva,meu muito estimado companheiro de Luta por Abril, desloquei a ordem anterior das mensagens o que a tão pouco tempo de eleições se explica perfeitamente
vossa
Marilia

andrade da silva disse...

Marilia Marilia

Junto a minha à sua voz, mas oiço o silêncio e o vazio.

Obrigado pela gentileza da primazia.
abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

Nos meus versos grito alerta

para ver se acordo o povo

mas não são a minha meta

minha esperança é um mundo novo.



Os meus versos são um grito

que me sai do coração

porque eu creio, eu acredito

nos que nos fazem o grão.



Ó Portugal minha gente

és minha oração de fé

seguirei contigo em frente

se morrer morro de pé.



Nós não queremos a vida

para ver tombar os mais

a vida não é vencida

os povos são imortais!

Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

A Vós que Portugal ESPERA

Ó corações eternos da manhã

do crepúsculo

Ó amantes da vida

que o tempo ou a morte nos levou

onde estão os sorrisos

que sol iluminaram

onde está vossa voz

o eco necessário?

Onde está vossa força

essa ribeira mansa

a fluir, a cantar,

da fonte da esperança?

Onde está vosso gesto

que por leve se impunha

essa voz de protesto

o verbo que liberto

nosso olhar impelia.

Ó corações eternos

há no pó dos caminhos

o sangue que deu vida

e a vida alimenta.

A poeira não esquece

a índole da terra

nasceu do trigo puro

que vós fostes um dia.


Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

o que nunca mais quero ver!!!



TESTEMUNHA OCULAR


Que viram teus olhos tristes

viram quando era menina

uma prisão toda cheia

de homens bons que padeciam

e viram monstros lá fora

a encarcerar o dia.

Meus olhos que eram de riso

viram lobos e covis

sorrisos de falsidade

na boca dos imbecis.



Meus olhos que eram ternura

viram o chão ser manchado

por sangue de seus irmãos

hoje são a noite escura

cheia de gritos e nãos.



Meus olhos meigos de pomba

viram desenhar a guerra

na inocência aprendida

para ver a minha terra

isolada em escuridão...

Que viram meus olhos tristes?

Viram crimes sem perdão!

Viram o futuro preso

a luz manchada, a paz podre

e viram o lume aceso

nos olhos que combatiam

olhos em que acreditavam

olhos bons, mas que sofriam.

Que viram meus olhos tristes?

Viram meninos com fome

no meu país renegado

viram homens e mulheres

serem apenas passado.

Viram dor e aflições

tortura, morte, maldade,

viram estoirar corações

a gritar pela Liberdade!



Marília Gonçalves