quinta-feira, 31 de março de 2011

PROLIFERAÇÃO DE PÁGINAS E GRUPOS: VÃ VAIDADE OU FALTA DE CONTROLE DA ANSIEDADE OU REVOLUÇÃO?



PROLIFERAÇÃO DE PÁGINAS E GRUPOS: VÃ VAIDADE OU FALTA DE CONTROLE DA ANSIEDADE OU REVOLUÇÃO?


A nova página Plataforma Democracia Directa Portugal

Além da grande multiplicação de grupos e subgrupos que só se podem destruir uns aos outros numa competição letal, este apresenta uma característica totalmente incompatível com qualquer projecto de democracia directa que é ser fechado.

Em Portugal já se trabalhou muito, e bem, num projecto de democracia directa em tempo real e não no ciberespaço e a sua característica fundamental era a total abertura.

Trabalhei neste projecto, através da aliança do POVO-MFA. Hoje, em Março de 2011,  um dos seus proponentes, Otelo  Saraiva de Carvalho, diz que era irrealista.

 Se era ou não, não sei, mas sei que por pressão dos americanos, desajustamento ao país e um grande ódio da burguesia e das classes possidentes representadas pelas forças militares suas aliadas, o projecto foi morto ainda no berço, em 25 de Novembro 75.

De qualquer modo todo este experimentalismo e formação nervosa de grupos e mais grupos revela algo de positivo se não for movido pela vaidade, mas estando muitas das mesmas pessoas nos vários grupos não seria de começar a haver alguma concentração de esforços, por exemplo o que tem este grupo de diferente do que propõe o mesmo através de uma concentração por tempo indeterminado junto a Assembleia da República a partir de 1 de Abril?

Seria bom reflectir que o jogo politico real não é da mesma natureza que o jogos de computador de estratégia, pelo simples facto de que as pessoas não são seres cibernéticos são pessoas que sentem e pensam e se sentirem usados por algum jogador de computador, podem chatear-se com os que as pretendem usar num jogo que pode ser LETAL, para elas e para a grande VITÓRIA do 25 de ABRIL  74  - A LIBERDADE.

De qualquer modo seria importante não perder de vista que a REVOLUÇÃO ÁRABE está no patamar civilizacional do 25 de Abril 74, ou seja a luta nos países jovens ( média de idade 20 e poucos anos, em Portugal é de quase 40, e com um esperança de vida talvez a rondar os 50, 60, em Portugal é de 80 anos ) é pela LIBERDADE, eles vivem  generalizadamente no limiar da pobreza, em regimes ditatoriais. Quando há pouca mais de um visitei Marrocos, com o seu salários médios ao nível dos 200€, considerei  aquele país como um campo de extermínio a céu aberto.

Da minha parte acreditando nos jovens, sabendo que eles como nós no 25 de Abril 74 serão os motores da transformação social, não tomarei a posição desvairada de aplaudir acriticamente o que deve ser pensado maturamente, só para parecer jovem de espírito, mas tonto.

PS: Coloquei este comentário naquela página, após o que deixei de ter acesso à dita, se forem  os administradores a cortarem o acesso, logo se vê que "gandes" democratas são.
Andrade da Silva

Sem comentários: