terça-feira, 11 de outubro de 2011

NOITE DE LUTO, DOR E DESAMPARO.



Morreu um trabalhador nas minas da Panasqueira, não tem nome. A RTP1 mostrou o duro trabalho das vindimas no Douro.

No Egipto a Primavera voltou inferno, muitos por cá, como sempre, não percebem muito bem a dinâmica dos movimentos sociais, e querem logo copiar tudo, para se dizerem muito progressistas, mas alguns até já são idosos, será que fazem coisas estranhas, para dizerem que  são mentalmente jovens? Todavia importa parar um pouco para pensar, e analisar os factos sociais com emoção, mas também razão.
Mas animados pela mudança de paradigma, no programa prós e contras de hoje, da RTP1, falaram 4 jovens, um empresário de 30 e poucos anos, de qualquer coisa, julgo que de uma empresa a padaria portuguesa, que pura e simplesmente chamou de preguiçosos aos trabalhadores portugueses, mas hoje acaba de morrer um desses preguiçosos nas minas, por isto, não tem nome; outro jovem de 23 anos disse que era preciso marchar não contra os canhões, mas contra as pensões e as prestações na saúde, para se arrecadar dinheiro, e, depois, então, distribuírem ao jovem já, envelhecido.

 

Considero um acto fascista falar contra os idosos, e este rapaz é tão jovem, considerou ser uma premissa errada considerar os sacrifícios que os pais fazem para alimentar alguns, muitos, destes jovens arrogantes.

A luta entre gerações ou grupos étnicos emana do mesmo núcleo duro – o egoísmo cego, ou o ódio, ou a pura ignorância que politicamente são ou desembocam em comportamentos intrinsecamente fascistas, neofascistas, protofascistas, ou fascismo-social. O diabo que escolha a designação.
Noite triste de luto, dor, desamparo.
andrade da silva


Sem comentários: