sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

1ª DIÁLOGO SOBRE LIDERANÇA


                                                        LIDERAR É AMAR.

Sobre LIDERANÇA, como docente da cadeira de introdução à Psicologia da Liderança, na Escola Superior Politécnica do Exército, promovi vários diálogos, um dos quais, sobre a dimensão do SABER - SER DO LÍDER, ou seja, do saber  o Líder AMAR, o outro. 

O que não ama o ser humano, nunca será mais que um capataz, um desumano ditador, por mais maravilhosas que sejam as suas palavras e as declarações prosaicas  que faz,  com que até  ofende a verdade, porque os que não amam o homem concreto, simplesmente, amam os  ódios,  que povoam as suas mentes e corações.


Eis o seu conteúdo:




   SER: SABER SER- AMAR

1)    VALORES

    A ÉTICA DO AMOR

 O LÍDER É  um transportador e um exemplo da prática de valores éticos –  a realizar na perspectiva das necessidades e direitos da 2º pessoa, o outro, o     que,  for  mais justo para ele e a comunidade. O Líder descentra-se do seu self. 

Pode não ser suficiente somente fazer o que não queira que se faça  a si mesmo, porque as necessidades, valorizações e significados do outro podem ser diversos  dos do próprio e, naturalmente, serão  quase sempre, de um  modo mais ou menos significativo.  

Tudo  dependerá das diferentes visões do mundo;  dos limiares da sensibilidade;  dos limites definidos pelos valores  ao  que é tolerável nas relações interpessoais, para além do que pode  haver  a violação dos direitos privados do outro; e o seu sistema   idiossincrático de  percepções e  significados etc.

MORAIS

 O comportamento moral no sentido da prática de comportamentos que não violem os princípios de moralidade existente nas sociedades funcionais, como ser honesto, probo, respeitar e cumprir as normas e os costumes da sociedade em que se insere, praticando a tolerância, e, através, desta agir também  com determinação para a evolução, combate e erradicação de comportamentos disfuncionais, como é, no caso da nossa cultura, a mutilação genital das mulheres que deve ser ultrapassada e combatida nas culturas tradicionais e ancestrais.


Praticar a  Moralidade será, segundo J. Kennedy,  fazer sempre o que deve ser feito, independentemente das conveniências.

DEONTOLÓGICOS


Cumprir e fazer cumprir os deveres deontológicos da sua profissão e do posto de trabalho  de que é titular. Em qualquer circunstância um líder nunca deixará de cumprir o seu dever. 


......................


Em nota final, acrescento, como ontem,dia 14 de Dezembro 2011, num programa da RTP1,  evocativo de Mandela, se dizia,  nenhum líder politico, nenhum militante de uma causa nobre, pode ou deve recusar o seu amor ao diferente, em consequência das diferenças  de religião, sexo, etnia, ideologia etc. 


A todos podemos e devemos amar, desde que não sejam violados os princípios constitutivos da dignidade humana, e amar nunca significará condescender com  nenhum abuso ou crime que devem ser criticados e punidos, como os da exploração da força física, moral, cultural ou outra de outrem, e, nunca por nunca, para um ser humano livre haverá boas e más ditaduras, bons e maus ditadores. 

As ditaduras e os ditadores são todos a DESCONTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA.


andrade da silva




Sem comentários: