terça-feira, 13 de dezembro de 2011

SOLIDARIEDADE, NATAL, PEÇO-VOS, PARA OS MEUS IRMÃOS DE SANGUE ESCRAVOS E PERDIDOS.



" QUE A NOSSA HUMANIDADE SEJA SUPERIOR , EM MOMENTOS TÂO GRAVES, AOS PRECONCEITOS E À RIGIDEZ DOGMÁTICA E INUMANA"




Porque NINGUÉM está ao abrigo de nada, desde logo, das doenças graves e incapacitantes: CANCRO, ALZHEIMER, AVC, Diabetes, e do desemprego e  perda grave no valor das pensões, peço-vos - Solidariedade para os meus/nossos irmãos a morrerem de míngua e desamor. Peço-vos: solidariedade.

Ser Solidário é ser HUMANO, como diz, e bem, José Gil ( Visão 24 Novembro), negar ou recusar-se a ser solidário, porque se quer confundir  a solidariedade com  a sopa dos pobres,  a caridadezinha é DESUMANIZAÇÃO. É não ser humano.

Seria desejável, imperativo, que localmente se fizessem pequenas redes de apoio solidário,  têm a vantagem de não terem gastos de estrutura e de ajudarem directamente quem se  conhece.

  Que 10, 15, 20,  30 pessoas  localmente se reúnam e se cotem para ajudarem outros que em 2012, 13 e por aí fora, podem ser muitos,  venham a ter imperiosa necessidade de pão e de uma palavra amiga. 

Há crianças, muitas, nas cartas dos CTT, a pedirem PÃO, e a REVOLUÇÃO ou a MUDANÇA SOCIAL não se vislumbram no Horizonte, nem de QUE SENTIDO SERÃO: no da DEMOCRACIA, DIGNIDADE e DO DESENVOLVIMENTO, ou noutro -  DITATORIAL, IMORAL?

Amiga, amigo  real ou virtual, ou mero leitora/leitor se  quiseres e puderes faz um NATAL diferente, cria o Natal de todos os dias, o da SOLIDARIEDADE ao longo da vida, cria uma pequena rede de APOIO SOCIAL LOCAL,  com mais 10, 20, 30 pessoas, para os muitos que estão fora de todo o  Mundo:  de amigos, redes de apoio, igrejas, partidos, família, sem serem sem-abrigo, e são gente como nós, meus/nossos irmãos.

 Em nome da nossa amizade virtual ou real, peço-vos que ajudem os meus irmãos de sangue escravos e perdidos.

A palavra é quase sempre mera retórica política, artística ou outra. Só a praxis é uma verdade com conteúdo de luminosidade e moralidade, ou de outra natureza de aviltamento da dignidade da Mulher e do Homem.

Gritarei pelos que têm fome, frio e dor até perder a voz ou a vida, e  direi, sempre,  que quem tem uma rede social mais ampla, ou pertence a organizações tem mais hipóteses de levar a cabo este projecto de realização humana,  para outrem e para si próprio. 

A multiplicação destas redes é um bem maior e um imperativo moral e humano que nos interpela.


AJUDEMOS, SOLIDARIAMENTE,  QUEM PRECISA DE QUASE TUDO.

Andrade da silva

Sem comentários: