segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

CONVIVER PARA SER MELHOR, E MELHORAR O MUNDO.


                        ( Foto a impressionante classe de ginástica de Odivelas Zeca Afonso)

       
                                   NATAL DE ÁFRICA EM PORTUGAL

Hoje,  Domingo, 18 de Dezembro de 2011, estive num encontro de Natal, promovido pelo PAIVC, na secção do Partido Socialista da Almirante Reis, que o seu coordenador,Tiago Bastos, desde há muitos anos, abriu à sociedade civil e a todas as comunidades que vivem e habitam na Zona  de Almirante Reis e do Martim  Moniz.

Neste espaço por iniciativa do nossos irmãos caboverdianos, estiveram num franco convívio pessoas de terras muito distantes: Cabo Verde, Guiné, Angola, Moçambique, Portugal, Madeira etc..

 Cantaram-se muitas mornas, e Cesária Évora foi  a caboverdiana mais presente pelas mornas cantadas, e a mensagem transmitida pelo anfitrião foi no sentido da simplicidade e humildade que  Cesária Évora  legou, Cesária que venceu todas as dificuldades características da situação anterior ao 25 de Abril. Venceu todos os obstáculos, de  crueza imensa,  e a todos  nós, cabaverdianos e cidadãos do Mundo, legou a grande herança da partilha:

partilhar os cantares;
partilhar o amor e o afecto;
partilhar o convívio;
partilhar a sabedoria;
partilhar a humildade;
numa palavra partilhar a vida, para ser melhor pessoa e melhorar o Mundo, e, em boa hora, este tem sido o rumo seguido por Tiago Bastos, que também conseguiu que os portugueses partilhassem, com os seus irmãos moçambicanos, milhares de livros que há meses, já chagaram a Moçambique.

Um grande abraço aos nossos irmãos africanos e a todos os portugueses que fazem obra.

   NATAL das CLASSES DE GINÁSTICA DO SPORTING.


Neste acto de convívio e partilha também  se insere  a emocionante prova de cidadania, alegria,  amor que foi a festa de Natal das classes de Ginástica do Sporting, que no sábado, dia 17, em colaboração com a Câmara Municipal de Odivelas, juntaram centenas de atletas do Sporting de todas as idades, com excelentes exibições nas disciplinas de dança e ginástica, no importante equipamento colectivo - o pavilhão municipal  multi-usos. ( Bem-haja a Câmara por ter dotado a cidade deste equipamento)

Comovidamente, confesso que adoro o Portugal que refiro nestes dois tempos, e sem nenhum cinismo ou conveniência de qualquer espécie, mas por ser um sentimento que sinto, em pele nua, os portugueses continuam a ser tão grandes, como foram: o fundador de Portugal D. Afonso Henriques,  um Gil Vicente- um sábio, um D. João I - o rei pelbeu, um  Vasco da Gama, um Pessoa, um Machado dos Santos, um  Salgueiro Maia, uma Amália, um Carlos do Carmo, um Carlos Lopes,  uma  Rosa Mota, um Damásio, um Ti Jaime de Vendas Novas, um João Serra do Lavre- homem muito sofrido, como trabalhador agrícola do latifúndio da fome e da escravização- é um facto histórico, indesmentível, o Silva soldado, marinheiro de todos os tempos, a Maria operária, mãe, revolucionaria, lua, amante, amor e tantas e tantos outros, em suma o nosso POVO. Somos uma grande Nação.

É de uma beleza extraordinária ver quase recém-nascidos a fazerem ginástica acompanhados de professoras/es  extraordinárias, como outros com os 15 a 20 anos a executarem saltos excepcionais em camas elásticas, plintos etc., e danças de sonho. 

E saber que em Odivelas  há uma turma de ginástica com o patrono Zeca Afonso, com 800 pessoas de várias idades, mas sobretudo com muitos já  com várias décadas de vida, vivida, é um orgulho - uma grande conquista da democracia que raiou, pós 25 de Abril.

Estes dois acontecimentos apontam o rumo certo, para uma sociedade democrática que respeite a dignidade humana e o desenvolvimento social, económico, cultural. 

Somos gente para fazer um futuro diferente, e somos capazes e poderemos, quando e se quisermos. 

Com todas estas pessoas com muitas das quais convivi e partilhei afectos, palavras, ideias, pão, vinho e petisco tornei-me melhor, o que lhes agradeço, mas o Mundo também com elas e eles é bem melhor,  o que é uma dádiva.

O meu reconhecimento a todos, às classe de ginástica do Sporting, aos seus membros e professores e ao coordenador da secção do PS da avenida de Almirante Reis, por estes dois grandes momentos de Humanidade., Paz, Sabedoria, Dignidade e Luminosidade.

Abraços e beijos, segundo os costumes

andrade da silva


PS: Realiza-se no próximo dia 20, pelas 17h, nos Paços do Conselho da Câmara de Lisboa uma cerimónia de Homenagem a Cesária Évora. Entrada livre.

Sem comentários: