terça-feira, 6 de dezembro de 2011

GUERRA COLONIAL:A TVI CUMPRIU UMA TAREFA HISTÓRICA.





Hoje,  no Jornal das 20, a TVI, com uma reportagem ( repórter TV - 50 anos de Guerra colonial - disponível da internet) limpa, serena, exacta da jornalista Maria José Garrido,  cumpriu uma Missão histórica, dando claramente a conhecer que após 50 anos do início da Guerra colonial esta continua com as suas graves sequelas em cerca de 30000 mil portugueses, de um  modo, de média gravidade a severa.

Também nesta reportagem foi referido que existe um trabalho cientifico entregue no ministério da Defesa e na Presidência da República em Junho de 2010. 

Todavia, a jornalista que conhece o relatório daquela investigação e ouviu a Associação de Deficientes Das Forças Armadas (ADFA, ex-combatentes e falou com o Sr. Secretário de Estado, de um  modo corajoso, confessa que julga que tudo vai ficar na mesma por muitos anos.

O actual estado no processamento destes casos, como claramente o estudo diagnostica é MUITO DEFICIENTE e INCOMPETENTE, de  um modo inaceitável, e aponta propostas para  encerrar com moralidade, justiça e eficácia este dossier. Então porque continua parado?

Contudo,  o tempo escasseia e o desespero sobe entre as vitimas, de facto um ex-combatente com  stresse de guerra se espera cinco anos em média, mas que pode ultrapassar uma década,  para ver o seu problema resolvido que testemunhalmente tem de provar que realmente tem, poderá estar  no fim do processo mais doente que no inicio, com um novo síndrome ansiogénico, o que, lhe pode levar a perder a cabeça, como poderia acontecer com uma pessoa sem qualquer afectação, se não lhe fizerem justiça, e, tanto mais, com quem está física e psicologicamente afectado.

Continua a ser muito lamentável que muitos portugueses e os partidos políticos passem ao lado destas questões, não interroguem com rigor os governos, quanto a uma questão que afecta milhares de portugueses e ainda nos há-de acompanhar até 2035, altura que com 80 anos baixarão ao seu último quartel os últimos combatentes desta gesta, FEITA POR PORTUGAL E PELOS PORTUGUESES. Os soldados, marcham sempre pelo seu País e Povo. Se um país em ditadura ou democracia tem governos anti-nacionais e errados esse responsabilidade é sempre, sempre da NAÇÃO.

Como antigo combatente o meu obrigado e reconhecimento à TVI, e, de um modo muito especial, à jornalista Maria José Garrido. Obrigado Maria José.


andrade da silva

1 comentário:

orlando disse...

É fundamental esclarecer os que não viveram a guerra para que estes entendam a razão dos que por ela passaram e regressaram diminuídos.