quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

VERGONHA E IGNOMÍNIA: VOLTAR DE COSTAS ÀS VÍTIMAS DA GUERRA DE ÁFRICA


Como foi possível, todos os humanistas que falam, falam de fascismo etc. etc e antigos combatentes não terem assistido a uma reportagem de 30 minutos, ontem, na TVI sobre a guerra colonial?


 Como foi possível, as associações de combatentes  e a ADFA envolvida neste projecto não terem motivado os seus associados para assistirem a um programa sobre eles? Se isto aconteceu é uma IGNOMÍNIA.

 Sem público, não há reportagens.

 Que a honra seja superior ao nojo deste voltar de costas, e que, ainda, através da NET, TVI, repórter TV, visionem a reportagem, para que estes assuntos que afectam milhares de portuguesas e portugueses não morram. 

 Este programa não é de recordações doces  de viagens, é sobre 8000 a 10000 mortos, 25.000 a 30.000 estropiados e um número indeterminado de gente com stresse de guerra e disfuncionalidades sociais e psicológicas que afectam  muitas famílias. Saber  isto é conhecimento histórico sobre um regime injusto e nada tem a ver com as fotos das caçadas etc.

 A cidadania não é só pôr a boca no trombone. É lutar em todos os campos, e não só nos festivaleiros, esses também o fascismo promovia com milhares e milhares de pessoas:

PAÍS DE MÁSCARAS. POBRE PAÍS. COMO TE SALVARÁS?

IGNOMÍNIA!

andrade da silva

Sem comentários: