sábado, 7 de julho de 2012

BASTA DE CINISMO, HIPOCRISIA E ESPÍRITO DE CIRCO ROMANO





De modo algum, os pensionistas e os funcionários públicos que ganham mais de 1100 €, podiam ser tratados de modo diferenciado  dos que ganham igual valor e valores bem superiores, nas TV com ordenados entre 20 e 30 mil euros, jogadores de Futebol, gestores  com milhares de euros ano, advogados e outros com muitos milhares de euros mês etc.

Os funcionários públicos não podem ser  considerados privilegiados,  porque têm emprego ( se é que isso é uma verdade absoluta, até porque, desde há muito, os contratos na função publica passaram  a ser individuais): ter emprego é um direito universal e constitucional, portanto, o sector privado e o Estado é que têm de trabalhar  mais e melhor para haver investimento e emprego.  

Os funcionários públicos e os pensionistas em igualdade de circunstâncias remuneratórias com os  trabalhadores privados não podem ser os cordeiros pascais, isso, seria próprio ou dos tempos de Pilatos, ou do  circo Romano, hoje, vivemos em democracia constitucional.

Não é de modo nenhum mais grave, brutal e inaceitável que sacrifícios brutais sejam aplicados a uns trabalhadores ou a todos, num e noutro  caso  é brutal e inconstitucional.

Mas em vez de  alguns pensarem olhando para o seu umbigo, devem pensar que para os cortes serem constitucionais e respeitarem  a equidade e a proporcionalidade, então,  teria de haver um imposto especial sobre as grandes riquezas  e vencimentos imorais dos srs Mexias, Catrinas Furtado, Banqueiros,  jogadores  de futebol, gestores etc. para aliviarem o peso dos impostos sobre os trabalhadores do sector privado e público, como enigmaticamente o Sr. Presidente da República sugeriu.

Pessoalmente concordaria, como o tenho dito, numa situação de necessidade, num contexto de verdade e decência, num corte total ou parcial   do 14º  mês, para  todos os que ganhem mais de 500€.

Obviamente que este  governo para destruir Portugal, precisava da cumplicidade de largos milhões de portugueses, e um dos modos seria poupá-lo  a um a maior garrote fiscal, que através de uma argumentação mesquinha, depois multiplicada pelo CDS, e outros semi-gagos lá se ia impondo contra os funcionários públicos, mas por sinal, sem eles as pessoas morrem fisiologicamente e educacionalmente, pois eles, são os médicos, os enfermeiros, os professores, os policias etc.

Estava errado o confisco dos 13º e 14ª meses. Foi lamentável que se tivesse demorado tanto a pedir e reconhecer a evidente inconstitucionalidade destas normas. Foi um grande erro o Sr. Presidente  da República não ter agido em tempo, que penalizou gravemente milhões de portugueses em 2012, e, agora,  urge mudar de rumo, e, também de políticos, e também é preciso que não se salvem às agruras os que puseram  estes senhores no governo.

Mas o que importa, o que interessa, é que todos lutem por uma nova opção politica, construída de base, nova, fora deste universo de pensamento burguês e oportunista,  para eleger um verdadeiro PR, mas fora do caldo de estrelas e pastéis requentados que se está  a criar em redor de um frentismo bacoco, um Manuel Alegre II, agora, com Carvalho da Silva, e sempre com os inefáveis  bloguistas no activo ou dissidentes, e soaristas de má memória, presentes ( deixem Mário Soares entregue a contar histórias, ainda tem uma memória privilegiada, mas agora pode descansar e preparar-se para a  eternidade).

Os vira-casacas são uma praga, para se perpetuarem no poder, são capazes de tudo e fazem-no de um modo inteligente.

andrade da silva



Sem comentários: