domingo, 1 de janeiro de 2017

EIA!..... ROSEICOLLIS ALTANEIRO!



Roseicollis Altaneiro




VOTOS:

Queridas amigas e amigos: hoje e, sempre, desejo a todos o porte Altaneiro que o meu roseicollis ( antes chamei-o de colibri, erradamente, peço desculpa a ambos e aos seus amigos) inspira, livre , independente, e também tendo a seus pés as pequenas pedras dos templos de Baco.
.........
Um amigo, nestes cumprimentos de passagem de 2016, disse-me:

"Quem quiser ter boas entradas tem que se colocar a jeito, e aguardar.....”

Pergunto: aplicado à vida, ou aos momento divinais e aspiracionais ( deram a vitória a Trump - Clara Alves, Expresso) nos espaços lúdicos, esotéricos ou outros para além do horizonte, ou aquém, mas em lugarejos ignotos para os mais simples dos mortais?

Porém ,todavia, contudo, o meu ideário de vida e pensamento é outro, e a história milenária sempre revelou que muitos do que se puseram a jeito, acabaram bem sodomizados, outros, ainda, mais angélicos, colocaram a sua devoção entre duas alternativas: pescoço no cepo, ou Ámen. A maioria escolheu a 2º opção e, eis, o mundo repleto de eunucos e mordomos dos senhores, dos reis, e dos banqueiros avarentos. ou de todos os gestores odiosos. e, tudo, foi e, é, bom para eles, mas a sua autoconsciência é uma mera meretriz.

Todavia, quiçá, por tanta e tamanha introspecção da minha parte e,ou pouca visualização do vindoiro, mas, sobretudo, por prudência, não disse nem boas entradas, nem bom ano, obviamente, que o desejo a todos, mas disse-o de um outro modo: a melhor passagem e o melhor ano, querendo, deixar implícito que seria sempre no sentido da melhor  possível, o que, de facto encerra o seu quê de filosofia, e da minha parte nunca seria pregação. Porém, um cidadão individual e livre faz o que pode, e quem o faz, segundo, Antero, faz o que deve, que é o ponto exacto, onde, somos, sendo cidadãos.

Contudo, questiono-me e questiono: Istambul, Palestina, Síria, África, Rússia, China, Coreia do Norte Filipinas, EUA, Deslocados ( 60 milhões) fome, desvio odioso de capitais não serão 2017, ou seja, a continuação da história milenária da escravização com alguns interlúdios revolucionários, entre nós, nos últimos 100 anos, entre 25 de Abril 74 e 25 Novembro 75?

Será 2017 um ano de clarividência e reposição da memória em Portugal para a construção do Futuro? E, porque não podemos ousar construir o Futuro , se nas Filipinas ,o Mundo consente, o reinado de um criminoso, então, como não pode consentir que Portugal seja governado por Sábios ,logo, cidadãos honestos, vacinados contra a esquizofrenia social ( Papa Francisco )recuperada que seja a nossa independência Nacional?

Mas a construção do Futuro Livre, Sábio, Honrado, Tolerante e Justo só pode emergir do seio do povo espezinhado, aqueles 50% que estão perdidos, se encontrarem, alguma vez, um projecto e uma liderança , como as que em Portugal surgem de séculos a séculos, ou menos qualquer coisinha, como anteriormente referi e sublinho: Fundação de Portugal, Cantigas de Escarnio e Mal Dizer com D. Dinis, Revolução de 1383, Descobrimentos, Camões, Restauração 1640, 1755 e Marquês de Pombal, 1820 com Gomes Freire, 1910 com Machado Santos, 25 de Abril 1974( este Abril, cravejado, em 25 de Novembro 75, de vírus que tendem a ser letais, por razões explicáveis e explicitáveis - umas já conhecidas, outras, como convém, aos poderes emergentes e outros, ocultadas) ?

Concordo que tudo seria simples, singelo, se um grupo de liderança , sábio, honesto, com um projecto Nacional libertasse os que simplesmente aguardam que o amanhã não seja pior que ontem, ou hoje, "porque para pior já basta assim" e, aguentamos 50, aguentaremos mais 50 100, mil anos nas pasmaceiras costumeiras.

Naturalmente , que muitos dos que têm mais de 60, 70 anos já alcançaram o que sempre esperaram - logo, quem espera sempre alcança- e que foi essencialmente DIZEREM, sem irem para o degredo ( O livro de Maria José Gama - Os Caminhos da Liberdade- é um grito contra este crime horrível do fascismo- mandar para o degredo tantos cidadãos por defenderem outro sistema politico) Para estes alcançaram o tudo do tudo ,logo...

Mas, para outros. falta muito, porém e, de igual modo, quem tiver mais de 50/60 anos, quicá, jamais teremos a oportunidade de dizermos o que, um dia, um idoso , um sábio de Vendas Novas ,o ti Jaime, disse, ao tenente que eu era, com 25 anos - "Meu Tenente que felicidade ter vivido até aos 82 anos ( viveu muita mais anos, e palmilhou léguas condenando os ataques à Reforma Agrária - a LEGÍTIMA, que acabou consagrada na Constituição de 1976) para ter presenciado e participado no 25 de Abril 74! ...

Coisas, a vida é finita, e que fazer, se não dar testemunho e lutar?

O melhor para todos!

Abraços e beijos, segundo os corações

andrade da silva






PS: Colibri

Colibri Beija for, isto é a Mulher


1 comentário:

Marília Gonçalves disse...

Pois que se Lute!
Porque se o medo ,os protege de arrebatamentos instáveis e mal pensados, outra coisa é ser cobarde e fugir com o sim senhor, o que não tem desculpa, é a cobardia, tanto mais que Lutar pela Pátria que nela respira quanto amamos desde o início da história
até ao futuro onde filhos, netos e seus descendentes terão que viver.
Lutar no Presente é construir para nossos descendentes, de sangue nosso, um Futuro Digno e de Paz merecida!
Força Capitão, que a tua voz de Luta, ecoe nos confins desse Portugal que amamos!
Abraço da cor de Abril! Sempre.
Marília Gonçalves