quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

HISTÓRIA DE PORTUGAL OCULTADA PORQUÊ?

    
                              Capitão Amílcar Rodrigues e trabalhadora, descalça,(1) Agosto 75, Couço


REFORMA AGRÁRIA NA TV2 - UM ACONTECIMENTO  EM 2016.




" COMO O MUNDO PODERIA SER TÃO DIFERENTE, SE NÃO BRANQUEASSEM TANTO A HISTÓRIA, BUT,,, É QUERER E CRER DEMAIS ... COISAS!.... E POIR SÓ NOS RESTA O FACEBOOK PARA DIZER O DIFERENTE, MAS OS CONTROLADORES E PICADORES TAMBÉM AQUI AGEM ,E AS AS PEESSOAS GERALMENTE SÓ SEGUEM OS CATECISMOS, O LIGEIRO OU AS PORNOGRAFIAS... LOGO.."

Este programa da RTP2, foi um acontecimento em 2016, pese algumas   limitações, por exemplo, o  encurtamento do meu depoimento, quanto ao papel do MFA que foi central, nuclear, naquela vasta  zona do Alentejo  de Alcácer do Sal a Évora ... coisas...

Obviamente que neste programa  há verdades, mentiras e caricaturas, como é o caso do depoimento do latifundiário do Lavre.

Todavia, dá para compreender minimamente o que é uma revolução, como o afirmo, e as ligações dos nove - General Tomé Pinto e Vasco Lourenço à CAP, mandando a CAP ir à frente em Rio Maior, no 25 de Novembro 75, depois eles ,os militares, se a coisa desse bem iriam atrás, o contrário, do que deve ser deontologicamente o comportamento militar.~

E também é certo que como diz uma concidadã do Couço, mais que qualquer partido a possível autoridade no terreno era a do MFA, ou melhor, de meia dúzia de elementos do MFA, que eram poucos ( Capitão Amílcar. Major Gil, eu próprio e alguns oficiais e sargentos milicianos) que também por boicotes internos, incompetência e alianças dos generais "Revolucionários" com latifundiários, sobretudo, a partir de Agosto também levaram à perda do controlo de tudo, mesmo por parte do MFA.

O processo do Couço, como a ocupação da Herdade da Laboreira de Vacas de Carvalho, nunca teriam o meu apoio ,como aconteceu com a Herdade de Palma, em Casebres, em que o povo deteve o meu Camarada Major Chumbinho do Regimento de Infantaria de Setúbal, que libertei, e não apoiei ,de acordo com a doutrina do MFA, a ocupação daquela Herdade, como procedi a desocupação de outras ,e disse não a outras como o refere o sindicalista Manuel Vicente de Évora afirmando num livro de Antunes da Silva que umas vezes eu dizia sim, outras não obviamente , de acordo com a doutrina do MFA,

Interessa ainda dizer que antes da ocupação de terras que nunca foi feito para as dar a quem as trabalhava, mas para as cultivar, porque por sabotagem dos latifundiários ou dos bancos, ou Estado, os latifundiários abandonaram as culturas, e, no Alentejo, como na Madeira em 1817,,os trabalhadores para garantirem as suas subsistências, o emprego e as culturas fizeram o que os madeirenses fizeram em 1817 na Madeira, com a diferença na Madeira a tropa apontou os canhões de artilharia contra os agricultores, no Alentejo, um Madeirense, tenente do Exército, em representação do MFA ,sem qualquer ligação partidária, nenhuma, esteve ao lado dos trabalhadores, mas sempre defendendo a vida de todos.

O que o MFA apoiou no terreno não ultrapassou o consagrado na Constituição de 1976, aprovada por todos os partidos à excepção do CDS .

Naturalmente que nos meses de Março 75 a Novembro 75, não seria possível resolver a questão agrícola que não se resolveu nos 9 séculos antes, nem nestes anos todos pós 25 de Novembro 75.
Contudo HOUVE REVOLUÇÂO: MFA - POVO ( povo que são os nossos concidadãos do PCP, do PS. MDP/CDE, LUAR e gente, muita, sem partido) entre 25 de Abril74 e 25 Novembro 75, Revolução que por medos, traições e factos objectivos foi matada em 25 de Novembro 75.

O facto objectivo mais saliente foi a falta de liderança politica e militar e de um projecto para a Mudança que mobilizasse o povo, criasse uma dada ordem social e politica em que cada cidadão e todos tivessem direitos, sob governanças justas, sábias, justas, honestas e democráticas, um projecto que era do MFA- POVO , e não a da conquista revolucionária do poder pelo PCP com o MFA.

O MFA a que sempre pertenci tinha como chefe o general CEME -Carlos Fabião, um homem livre, republicano, democrata. Logo havia outros caminhos, todavia a CIA, dados factos no Terreno, o General Eanes, Vasco Lourenço e Mário Soares escolheram a opção de total subordinação ao Eixo EUA -Alemanha, com base de que as soluções no terreno eram a do PCP/Cuba com os barbudos; a do ELP/ MDLP; a anarquia otelista e a solução europeia, esta, a que está em vigor. Face a este quadro que consideraram como todas as alternativas, deixando de fora a do MFA -Povo , Kissinger, Willy Brand, Mário Soares, os nove prosseguiram a sua e eis onde chegamos, com tudo bem a caminho do melhor. Mas algo ficou - um Alentejano jamais vergará a espinha perante um latifundiário, para ter direito a um salário de miséria -SEMENTE DA REVOLUÇÃO.

" TODO O HOMEM QUE É UM HOMEM A SÉRIO TEM DE APRENDER A FICAR SOZINHO NO MEIO DE TODOS, A PENSAR SOZINHO POR TODOS - E SE NECESSÁRIO CONTRA TODOS" ( Romain Rolland, novelista e musicólogo francês - 1866- 1944).

Andrade da silva
(1) Tão cruel e tão injusto.   Eram  tão jovens e muito lindas com aqueles pés todos gretados - odeio  o salazarismo e todos os que odiaram , exploraram e mataram as esperanças e mesmo a vida destes jovens - Casquinha com 17 anos, no Escoural, 1979, aquando da aplicação Selvática da lei ilegal ,porque Inconstitucional, desse outrem António Barreto.




                                          http://www.rtp.pt/play/p2888/reforma-agraria


Sem comentários: