quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

RESPOSTA LEAL A DUAS PERGUNTAS.



Nota: dei respostas leais, mas vejo , depois de as dar, e que, antes de as dar , Victor Hugo Bernardino já adiantou as suas respostas na sua página de facebook , dizendo que fugimos à guerra - pessoalmente NÃO.  Todavia as respostas servem para outros que lealmente questionam. E como seria importante partilharmos estes textos e outros com os jovens.


PERGUNTAS DE Victor Hugo Bernardino:

Primeira: se por acaso sabe a verdadeira razão do 25 de Abril?

Segunda: se por acaso sabe onde se encontrava o "morto" Otelo na noite do 25 de Novembro?

Caro Vitor Hugo

É uma subida honra e um dever responder às perguntas dos meus concidadãos, a primeira seria quase toda a história de Abril, a segunda, é dolorosa, porque não posso negar que fui amigo do Otelo, fomos amigos e camaradas
.
À primeira, em resumo, resumido, mas com a maior ventura, digo - sei muito bem, porque estive no 25 de Abril, desde logo, porque em Africa, em Angola, em 71/72, tendo passado por 5 companhias Lumbala Velha, Cavungo, Mucaba, Damba e Negage vi a DERROTA, não vi Portugal entre o povo; vi , sim ,a escravatura dos negros em Mucaba, e assassínios horríveis- uma rapariga de 15 anos esquartejada em Banzatema por ????






Angola 71/72

Neste contexto em 13 Novembro 72 da Damba escrevi a um meu camarada, alferes Custódio Pereira, a dizer-lhe que tínhamos de dar a volta aquele estado de coisas -tenho um diário da guerra - ( https://www.youtube.com/watch?v=AWJ... ) .Regressei em 73, inicia-se o movimento dos capitães, desempenho várias funções de ligação. A 9 Setembro 73 vejo em Vasco Lourenço o chefe da contestação, assino o documento que inicia formalmente o movimento, assino-o, em   9º lugar , para que ninguém mais velho, por vergonha e desonra, pensava eu, ficasse para trás.





Tenente João Antonio Andrade da Silva

Depois desta data conspirei na casa do Salgueiro Maia, num Projecto com 2 objectivos:

1- Acabar a guerra 2- Mudar pela força o regime, no meu caso, como respondi à solicitação feita, para que se instaurasse em Portugal uma SOCIAL-DEMOCRACIA nórdica ,adaptada a Portugal, como madeirense tinha noticias do reino da suécia (e adorava o topless das suecas)

Depois aderi por completo ao programa e pensamento do MFA: DEMOCRATIZAR, DESENVOLVER , DESCOLONIZAR, e, assim, chefiei a esquipa às 22h 55' ,da noite de 24 de Abril que tomou a 1º unidade para o MFA , a Escola Prática de Artilharia.

Foi este GLORIOSO MFA , com o apoio do povo que VEIO PARA A RUA que fundou a 2ª República em Portugal, para ACABAR A GUERRA ,E MUDAR O REGIME, DERRUBAR O REGIME FASCISTA. Era isto que queríamos , foi isto que fizemos, todos os demais deram contributos, mas OS PARTEITROS FORAM OS QUE NAQUELES DIAS ESTIVERAM NO TERRENO, e sobre isto ponto, mesmo ponto, do meu ponto de vista, ou seja, do rapaz com 24 anos que assinou em 10º lugar o documento que iniciou formalmente o movimento dos Capitães, há, no entanto, comerciantes que concedem outras versões, e os detractores colocam uma causa muito remota - a ultrapassagem na antiguidade de oficiais do QP, pelos nossos camaradas milicianos, questão que existiu, mas está tão longe de ser a causa eficaz, como em tempos as adolescentes pensavam que por comerem feijões engravidavam, é uma mera confabulação, do mesmo nível destes feijões, só que no caso da gravidez é determinada pela ingenuidade, no caso dos inimigos de Abril pela maldade, vingativa e de pura piolheira.

Depois foi a Revolução da Aliança POVO-MFA traída por dentro, combatida por fora e atacada com os Chaimites de Jaime Neves, em 25 Novembro 75 , sob as bandeiras politicas dos Américas, Alemães, sustentadas cá por o PS de Mário Soares e o MRPP, este como a força de choque e agitação .( Investiguem os circuitos financeiros da CIA e da Alemanha para Portugal, nessa altura )...

2º Pergunta : Se por acaso sabe onde se encontrava o "morto" Otelo na noite do 25 de Novembro?

Quando pensamos sobre este 25 de Novembro 75, o que vemos no terreno ?

PS,PPD, CDS e a sua tropa totalmente em pânico, ou suposto pânico, porque os Comunistas tinham assaltado o gabinete do general Vasco Gonçalves, com oficiais da marinha do PCP ( no exército não havia que eu saiba nenhuma célula do PCP ) ; O PCP com um projecto, não sei se com planos para tomar o poder, através, do 1º Ministro Vasco Gonçalves e de uma dada tropa a que chamaram de gonçalvista, mas que não dependia do 1º Ministro( por exemplo fui incluído nesse grupo e só dependia, em termos do MFA, do Grupo de Dinamização do Exército (GDE), órgão do estado maior especial do general Fabião); e, ainda, umas forças indefinidas que nunca mereceram a minha simpatia e de que desconfiava e, pareciam- me, sem qualquer seriedade, com um projecto ululante e folclórico de Isabel do Carmo, UDP e Otelistas.

Quanto a Otelo, obviamente, que o estimava muito , dizia umas coisas com coragem, além de ter planeado a ordem de operações do 25 de Abril. Reagiu bem no posto de comando a algumas contrariedades graves na execução da ordem de operações, face a algumas unidades significativas que não saíram . Depois em termos da manobra, na minha opinião, poderia ter usado mais os canhões de Vendas Novas, como manobra de intimidação, ter com oportunidade municiado a EPC que ao que dizem trazia soldados sem munições, e devia ter demorado menos tempo na exigência da aceitação da capitulação por Marcelo que devia ter entregue o poder ao Comandante do Movimento e não a Spínola, como muitos de nós desejaríamos, mas as instâncias internacionais parece que não gostavam dessa solução.

Todavia, em 25 de Novembro, Otelo foi para casa dormir, diz que sob sugestão do Major Arlindo, um grande camarada, que já morreu, e de um outro, então, capitão que não quer ser envolvido nestas coisas, (... coisas..) mas que me disse retoricamente- quando e onde um capitão sugere a um general que vá para casa dormir? A resposta militar implícita e imperativa é evidente, redundante.

Nada justifica o comportamento militar de Otelo que como comandante TERIA DE DORMIR FARDADO E EQUIPADO NO SEU POSTO DE COMBATE. Lamento todo este comportamento.
Todavia, considerei muito interessante o projecto da democracia directa que pelos idos do verão 75 pensava começar a construir, pedra a pedra, em Arraiolos, por ser o sitio mais sereno onde havia bastantes mulheres revolucionárias para esta acção, com a grande beleza de serem grandes artistas - bordadeiras dos tapetes de arraiolos - ( aqui tive de cavar, protegido pelas mulheres e pelas paredes das casas, porque ,segundo as bordadeiras, os donos das empresas de bordados estavam entrincheirados na casas, para me abaterem, acontecendo, que estava desarmado, como na generalidade dos casos... coisas...)

Resumindo :

O 25 de Abril fez-se porque teve de ser ,nem fascismo, nem guerra colonial podiam continuar, para o que também contribuiu o agravamento da situação económica interna com a crise do petróleo de 73, isto é, Portugal não aguentava mais, e, de um, ou outro modo , o regime teria de implodir, a queda do fascismo foi protagonizada pelo MFA e o POVO, foi um grande feito.

No 25 de Novembro o golpe saiu vencedor também pela falta de: ou perfil de comandante de Otelo; ou pela sua objectiva traição ao que defendia, como a sua visão para Portugal e a quem comandava - um comportamento sem perdão. Mesmo no caso de derrota deveria ter negociado as condições de rendição para o que contava com forças importantes imediatamente mobilizáveis: RALIS, Fuzileiros, PM, Paraquedistas e outras depois de alertadas, e, ainda, a Escola Pratica de Cavalaria com os Carros de Combate em Lisboa numa posição mais expectante do que pró-golpe dos nove PS,PSD, CDA, Américas , Alemães , e, sempre, o povo combatente não deixaria de responder à chamada, mas Otelo, talvez nem telefone, nem despertador tenha levado para casa, e dormiu até à consumação de tudo.

andrade da silva

PS: respostas de Vitor Hugo:

Victor Hugo Bernardino: Otelo não apareceu porque se cagou todo de medo e só quando obteve garantias de que não era "lixado" é que saiu da toca. "Estratega" de secretaria (penico)!!!!

Victor Hugo Bernardino; Fizeram o 25 de Abril porque na altura já eram Capitães e iam ser enviados para a guerra a comandar Companhias e bater com o costado no mato. Olha lá.

Mas se já tinha  tanta certeza e sabia tanto , porque me perguntou,  para fazer um teste ao meu saber?








25 Novembro 75







Sem comentários: