quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

POR SINAL....




...Se não fora, a insana narrativa acerca de Mário Soares, como o Pai da Democracia, o Descolonizador, o Herói da Pátria no 25 de Abril 1974;

....Se não fora, um programa da RTP sobre Mário Soares, posto ontem no ar, em que de um modo caricatural, não sei se com bonomia, ou com desprezo, tratou os meus camaradas que o interrogaram por causa dos acontecimentos do 11 Março 75, embora, eventualmente, com alguma verdade;

...Se não fora, o facto de dizer naquele programa que na entrevista de 6 de Novembro 75 tramou Álvaro Cunhal, e não foi capaz de dizer que no 25 de Novembro 75 o vice Chefe do Estado Maior do Exército, rompendo com a lealdade ao General Fabião, entregou 150, ou 300 armas - segundo disse ao tenente-coronel Fabião no DRM, um antigo segurança do PS- a Edmundo Pedro, pelo que depois  foi preso, mas como esta razão não podia ser conhecida, lançaram a contrainformação de que estava detido por causa do contrabando de electro domésticos. Na altura da prisão Mário Soares era um politico em destaque, mas calou-se...

.....Se não fora, as palavras de Catarina Martins a falar de Mário Soares , Leónidas renascido, contra a TROIKA;( mandei uma msg a Joana Mortágua manifestando a minha critica)

.....Se não fora, aquele trio do BE: Louçã, Semedo e Outrem a lembrar-me outra trindade- Louçã, Manuel Alegre e Carvalho da Silva congregados na grande esquerda, cuja boleia Louçã aproveitou, e,  como diziam os simpatizantes de tal trindade, para o BE obter 2 dígitos nas eleições legislativas 2009 e reduzirem a pouco mais do que nada o PCP, para o que convidaram o projecto, que então acompanhei, a Nova Esquerda, que pessoalmente definia como uma força geometricamente colocada entre o PS, PCP e BE, para facilitar programas e governação de conjunto ( o objectivo do BE foi gorado, também porque Manuel Alegre participou nas vésperas das eleições num comício do PS, defendendo a indispensabilidade do PS para defesa do SNS);

.....Se não fora, a intervenção meia em gagolês de Jerónimo de Sousa sobre o grande combatente e grandes divergências, uma surpresa desagradável... (Quando não se pode ou não deve falar, então, que não se fale, mas gagolês  não se entende: nem é verdade, nem é mentira, claro que para uns, como sempre, foi uma intervenção brilhante. No meu caso, só reconheço o discurso directo, aqui, por sinal, como Mário Soares. Pedi, identificando-me, a militantes  comunistas que pintavam uma parede  na Amadora,  para lembrar  a SOREFAME, que dessem a conhecer a minha opinião na sua secção do PCP)

Por sinal, se não fossem todos estes ses, teria preferido guardar em silêncio estes momentos da sua partida, e ter recordado o cidadão afectuoso com quem há uns 3 anos falei na AJA Lisboa ,e me disse que o PS nunca se tinha esquecido que quem tinha feito o 25 de Abril tinha sido os militares, ao que lhe retorqui-  sim, sem qualquer dúvida, quanto aos de Novembro, e, para fundamentar esta afirmação  fui buscar o Livro a ALVORADA de Otelo, onde, estão outros nomes, TOTALMENTE desconhecidos pelo PS e outros, o que, é uma ignorância de que deviam ter vergonha. Feita a prova, reforçada com um exemplar vivo junto, Mário Soares , nada mais argumentou, e, calmamente, foi para a Fundação. Esta foto perdurará na minha memória.

Por sinal, se não fora, toda esta encenação, ter-me-ia quedado em silêncio, guardando esta imagem e teria quiçá olhado para o cortejo fúnebre, o que, nem fui capaz de ver, pelas razões expostas. Neste campo, no que a mim diz respeito, toda esta campanha me afastou do homem e até do funeral que lhe era devido pela parte de ter lutado contra o fascismo e outros factos que haja praticado de mérito. Sou um defensor da Europa, logo ,a nossa adesão a uma Europa de cidadãos, à Europa Social é correcta, todavia, era preciso construir esta Europa, dentro e fora de portas, e, nesta dimensão, o contributo de Mário Soares não teve vigor.

Por sinal, teria preferido o silêncio, se todos o tivessem respeitado, mas assim não aconteceu, e o Soarismo foi um mal, e deveria ter dado um grande contributo para a liberdade, a dignidade, o desenvolvimento, a transparência do sistema politico e a cidadania participativa, ao invés no campo desta esfrangalhou todas as iniciativas de carácter popular, por ver atrás de cada organização os comunas ou comunistas, logo, destruição, mesmo na aérea da habitação social com obra feita, não hesitou em destruir tudo.

Por sinal, por total contaminação da verdade e da tolerância não me podia esconder atrás de nenhuma moita, ficando com quase tudo à vela. coisas... outros o fazem sem nenhum pudor... vencedores... but....

AS VERDADES , ASTRO -REI, TUDO QUEIMARÃO! QUIÇÁ!....

andrade da silva




AS VERDADES -ASTRO REI - TUDO QUEIMARÃO

PS: As  respostas de Vitor Hugo, dadas por antecipação:


Victor Hugo Bernardino; Fizeram o 25 de Abril porque na altura já eram Capitães e iam ser enviados para a guerra a comandar Companhias e bater com o costado no mato. Olha lá.

Victor Hugo Bernardino: Otelo não apareceu porque se cagou todo de medo e só quando obteve garantias de que não era "lixado" é que saiu da toca. "Estratega" de secretaria (penico)!!!!

Mas se já tinha tanta certeza e sabe tanto , porque me perguntou, para fazer um teste ao meu saber?

Sem comentários: