domingo, 30 de abril de 2017

DA PRISÃO MILITAR DA TRAFARIA. À LIBERDADE.

Pátio da antiga prisão,  em 29 de Abril 2017, na inauguração da nova sede da Associação dos Oficiais das Forças Armadas

Agora visitada em liberdade e vizinha da nova sede da Associação de Oficiais das Forças Armadas.

EIA:

POR ABRIL E COM ABRIL-PRESENTE!

Comandei um pelotão que fez parte da força que libertou Almeida Bruno, Casanova Ferreira, Monge e Varela no dia 25 de Abril 74, deste forte militar, e depois entre 1976 e 1979 estive aqui preso dois anos.

Nunca passeei neste jardim e a única vez que tentei falar com um soldado nesta área os carcereiros de serviço, logo comunicaram ao comandante e fui punido com 15 dias de isolamento,.Queixei-me ao comandante da região militar- general Vasco Lourenço, but ..nada aconteceu.

Uma prisão, como declarei, e declaro, porque estive lá preso. A chinesice de recluso é para os que nunca lá estiveram, nem sabem o que é isso, não tinha cela ,tínhamos quarto, mas também uma a duas horas de recreio. O nome de Casa de reclusão da Trafaria é para os bem pensantes e para resolverem problemas de dissonância ao nível da camaradagem. Muitos não visitaram os camaradas presos pós 25 de Novembro 75, também passaram por lá o capitão Fernandes (my god! ) o capitão Patrocínio e os camaradas que sanearam Jaime Neves.

. Por esta referência histórica fundamental cumprimentei e louvei o acto muito nobre ,honrado e de Abril do camarada de sempre, o Presidente da Câmara de Almada Joaquim Judas.
Todavia, visitaram-me com carácter permanente Carlos Fabião, Vasco Gonçalves, com quem comemorei um aniversário lá dentro, Duran Clemente, Luis Sequeira, Miranda, Lameirinhas, Pinto Soares. Cruz Oliveira , Matos Borges, Matos Serra, dr. Carlos Sitima, Custódio Pereira, José Afonso, Barbosa Pereira, Inocêncio Santos, dr Goucha Soares e Xencora Camotim, meus advogado graciosos, Ferreira de Sousa e a sua mulher Adelaide, Brissos de Carvalho,, Almada Contreiras, Artúlio Baptista ,Otelo, 1º sargento Pina etc e muitos amigos civis.

E é preciso nunca esquecer que o café da esquina junto à prisão entrou na história do 25 de Abril,  foi ocupado militarmente e o seu dono,  como todos os empregados cooperaram,. No dia 29 fui cumprimentá-los e pedir-lhes desculpa PELO GRANDE SUSTO QUE LHES DEI, Visitem-nos com um abraço de Abril, ainda, estão lá dois dos que em 25 de Abril estavam de pé e com os Militares de Abril

A todos o meu maior agradecimento e reconhecimento.

 Saída da  maldita prisão da Trafaria em 1979

Sem comentários: