quarta-feira, 18 de outubro de 2017

AO NOVO MINISTRO DA NOSSA SEGURANÇA.SENHOR MINISTRO




                                       Estada de Pedrogão

EIA:

NA COISA SIMPLES ESTÁ EMBRIONARIAMENTE  TODO O COSMOS E O FUTURO DESTA  NOSSA NAÇÃO !

SR. MINISTRO

EIA

"UM POVO HERÓICO QUE COMBATEU FOGOS COMO HÁ MIL ANOS, NÃO SE PODE DAR POR VENCIDO -GLORIOSO E CORAJOSO POVO! EIA PORTUGAL!!

SR. MINISTRO

EIA

Ardeu bastante em 2000.., em 2013,14,15, 16, 17 e arderá em 2018,19, 20... SE NÃO TIRAREM O COMBUSTÍVEL QUE FAZ TUDO ARDER, mais rapidamente e descontroladamente - O MATO, até o com características especiais, como conhecem os especialistas. Em simultâneo é preciso tudo o resto, que é demorado e estrutural e precisará de 10,15,20 anos.

Se não LIMPAREM AS FAZENDAS, AS FLORESTAS ,os quintais e as estradas,sem o Estado, as câmaras e os privados - nós. fazerem o que deve ser feito na prevenção , nunca, por nunca, haverá nem meios técnicos,nem humanos para, nos próximos 5, 10 anos - se fizerem ,entretanto ,as reformas estruturais-  EVITAR TANTAS MORTOS E COMBATER ESTES FOGOS.



Parece mesmo quererem atirar areia para os olhos , para não se ver esta VERDADE QUASE ABSOLUTA: há os criminosos, as condições atmosféricas adversas ,os interesses, mas o fogo propaga-se, sobretudo, por causa da TOTAL NEGLIGÊNCIA DE TODOS NA PREVENÇÃO, e sem esta, em condições atmosféricas extremas continuarão os grandes desastres - para tanto combustível e tamanhos incêndios NUNCA HAVERÁ MEIOS SUFICIENTES .

NAS FLORESTAS ,COMO NAS NOSSAS CASAS , a 1ª e mais importante MEDIDA É PREVENIR, EVITAR OS INCÊNDIOS - simples e é a 1ª regra da SAPIÊNCIA, a aplicar JÁ - A PARTIR DE HOJE, E DEVIA TER SIDO APLICADA DESDE SEMPRE, E INEXORAVELMENTE, DEPOIS DO INCÊNDIO DE PEDROGÃO , como sugeri com brigadas de voluntários, tal como os bombeiros, nas mesmas condições, mas em vez de ser para o combate aos fogos é imperativo que seja para tirar o combustível que alimenta e propaga os fogos.

MUITO SIMPLES E NO IMEDIATO MUITO EFICAZ. TERIAM EVITADO A DIMENSÃO DA CALAMIDADE DESTA FIM DE SEMANA 13 a 15 de Outubro 2017

O resto é dor sincera, ou lágrimas de crocodilo e jogos políticos miseráveis, porque sem tirarem o combustível, os incêndios teriam sempre grande dimensão, e, desde há 30, 20 anos quase todos abandonaram a prevenção, e, nomeadamente, com uma gravidade extrema quando extinguiram os guardas florestais, e não deram nenhumas condições aos pequenos agricultores para cultivarem as suas terras, ou fazerem emparcelamentos . A gente que tomou estas decisões ou omitiu outras fundamentais são GRANDES RESPONSÁVEIS POR ESTAS TRAGÉDIAS.


Se este governo revelou deficiências graves, muitas herdadas, um governo do PSD/CDS com  cortes e mais cortes, nestas terríveis  condições atmosféricas não teria sido mais eficaz, e nem sequer digo pior, porque, perante um drama com uma dimensão tão infinita não há comparações plausíveis.


EIA!

Faltou sim, planos e acções importantes para a limpeza e ordenamento das florestas e do território, e melhorar a preparação dos bombeiros e outros agentes da segurança, como já vem a acontecer há décadas, e nada foi revertido com o governo de PPC, logo não eram, não são alternativa a coisa nenhuma, e têm uma grande responsabilidade, porque tiveram uma legislatura para melhorarem este estado de coisas e,nomeadamente , reverterem o TRÁGICO DECRETO DE EXTINÇÃO DOS GUARDAS FLORESTAIS : 

“Decreto-Lei n.º 22/2006, de 02 de Fevereiro de 2006
Consolida institucionalmente o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e cria o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), ambos na dependência do Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana, estabelecendo as respectivas competências, património e o pessoal que lhe é afecto. Extingue o Corpo Nacional da Guarda Florestal, no âmbito da Direcção-Geral dos Recursos Florestais “( governo de Sócrates)


O Julgamento deve ser dos Portugueses- não se calem, não se submetam: TODOS TÊM DE SER RESPONSABILIZADOS NUM JULGAMENTO DIACRÓNICO AO LONGO DESTES ANOS TODOS E SINCRÓNICO QUANTO AOS HOJES

O RESTO SÃO, POR UM LADO, MORTOS,TRAGÉDIAS E , POR OUTROS , JOGOS DE ESPELHOS E PODERES.

EIA

PORTUGAL

Mas será que D. Marcelo quer agora e, já, o seu reino:




PORTUGAL!

andrade da silva



Sem comentários: