terça-feira, 17 de outubro de 2017

TRAGÉDIA LUTO E LUTA NACIONAL ANTES QUE HAJA UM TOTAL ESQUECIMENTO.


                                                               PORTUGAL DE LUTO!

Choro, há meses, os mortos, e acompanho os familiares que ficaram sem os seus ente-queridos e filhos sem pais. Mete-me dó o abandono e a burocracia a que as vitimas estão sujeitas. Estamos num cenário de GUERRA, é como se aquelas zonas tivessem sido bombardeadas com bombas incendiárias, logo, tem de se ir a Londres, a Berlim saber como ingleses e alemães reconstruíram as suas cidades e países, após a II guerra Mundial, mas ouso PERGUNTAR:

Mas Pedrogão aconteceu? Alguém ouviu falar de incêndios nas eleições autárquicas? Ouvi um silêncio sepulcral e esta tragédia é , sobretudo ,local ou não?
                                                                INCÊNDIOS BASTA!

Se este governo não fez tudo o que devia, de modo algum, o do PSD/CDS teria feito melhor . A actual tragédia Nacional, além da incompetência total e dos interesses que  gerem e mantém, o actual ordenamento florestal, agrícola etc, é uma consequência de laxismos de décadas, quanto ao que se refere a um ACTO ELEMENTAR - retirar das florestas e da proximidade das aldeias O MATO SECO, SEQUÍSSIMO , por vezes de 2 m ou mais de altura, muito embora, o mais combustível seja o mais fino e rente ao solo, como diz o arquitecto paisagístico Henriques .( Esta realidade parece que passou despercebida ao Sr. Presidente da República na sua intervenção, onde,  julgo que  brilhou a sua visão de Portugal 2020. imagem abaixo)
                                                               Visão  2016

Mato que se corta, como bem sabem muitos, menos os governantes , com tractores, enxadas, foices e outros tipo de máquinas, como mini-ceifeiras a motor etc. Se não houver o combustível -mato-  não há tantos e tão graves incêndios. E estas eram as medidas conjunturais e de emergência que os SÁBIOS a nível de relatórios preliminares ou alertas deviam ter dado ao governo tão distraído e pouco culto nestas coisas da cultura não culta. Mas nada disseram, nada se fez, e tivemos um Domingo negro com 500 incêndios, dezenas de mortos, uma área ardida imensa, casas e fábricas consumidas pelo fogo- UMA TRAGÉDIA- UM INFERNO DE DANTE.

Todavia, estas medidas de foices e quiçá também de martelos para cabeças tão duras, deviam ter sido tomadas, antes, mas, IMPERATIVAMENTE, logo após o incêndio de Pedrogão. Há 4 meses sugeri que fizessem BRIGADAS DE VOLUNTÁRIOS Para limpeza das florestas, dá muito trabalho e não dá TV, logo...

Também, com outro meu camarada de sempre  , o tenente Carvalho - fizemos as contas possíveis ao nosso nível, sobre  vencimentos, combustível, armamento,manutenção do parque auto e habitacional, comunicações e com 20 a 30 milhões de euros ano seria possível sustentar e manter operacional, instalado e equipado etc, um corpo de 600 guardas florestais, com 150 postos, tendo cada um, uma guarnição de 4 homens para garantir a vigilância 24 horas dia, 365 dias ano, claro que também seria importante haver reservas a dado nível , por exemplo, por cada 100 guardas, para substituições em caso de doenças, férias e reforçar posições, conforme as crises, contudo, mesmo que a despesa seja bem maior  aos 30 milhões/ano, será sempre menor que a do combate aos incêndios e destruição provocada pelos mesmos ,o que, este ano, já, deve ir na casa dos mil milhões de euros ( e nada disto afecta as contas do estado e a economia nacional, como?) e seria mais útil ao pais em termos de nós -concidadãos, mas também da economia. LOGO .. ACORDEMOS.

Entretanto, reclamo medidas de emergência, como cidadão, desde Pedrogão (https://liberdadeecidadania.blogspot.pt/...)
EIA !
Exmo Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas
Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo Senhor Primeiro Ministro

Conhecimento:
Exmo Senhor Provedor de Justiça
Exmo Sr. General CEMGFA


Uma vez mais, em SOS, como no caso de Pedrogão, solicito a quem tem a responsabilidade Máxima de gerir a Defesa de Portugal e dos Portugueses que, neste estado de calamidade e Emergência Nacional, decretem a Mobilização Geral das Forças Armadas para ajudarem Portugal no que podem e devem.

Como é natural, outros meus camaradas mais competentes nesta matéria, que até têm sido comandantes de bombeiros e são da Arma de Engenharia,como o meu camarada, entre outros, coronel Lameirinhas poderão melhor que eu sugerir medidas a tomar.

Mas, se em Portugal,como em Espanha, se fala de um eventual projecto terrorista nestas vagas de incêndios, ou de grave descuido dos portugueses ao fazerem queimadas, de modo algum, as Forças Armadas pela sua proximidade territorial, apesar da quadricula militar estar muito destruída, mas também pelos meios técnicos sofisticados da Força Aérea de vigilância dos teatros de operações, podem estar ausentes, e a sua ausência, como se está a verificar, não pode,nunca, ser compreendida pelos portugueses patriotas. E como a maioria dos nossos concidadãos livres o compreendem- agir em tempo,implica acções concretas e não verbos proclamativos.

Nestes termos solicito que vossas excelências, como eleitos pelo povo português, coloquem na sua defesa um meio nacional, feito com base no Povo,as Forças Armadas, nesta tragédia Nacional e em todas as demais circunstâncias difíceis, porque a Pátria houver que passar.
andrade da silva
PS: 
Gabinete PM

Comunicou a recepção do e-mail


Resposta ao gabinete:

Exmo Senhor Primeiro Ministro, Dr. António Costa
Como português e cidadão registo a prontidão da resposta do seu gabinete.
Todavia, nós, cidadãos portugueses, esperamos que nunca mais o governo se esqueça que há Forças Armadas, e que as medidas preventivas necessárias a nível local e nacional,hoje, anunciadas por V. Exa., com muito vigor e expressão de profunda convicção e coragem , que tanto faltam em Portugal, passem a acto. Mas desde Junho, desde Pedrogão, perdeu-se muito tempo, a nível das medidas conjunturais, porquê?

Uma vez mais, no actual cenário de tragédia, solicito que um agrupamento de Engenharia militar e psicólogos vão para o terreno, reconstruir casas e apoiar as populações, como era necessário em Pedrogão, e não aconteceu ao nível das necessidades, o que, tem de ser investigado, conforme solicitei ao Sr.Provedor de Justiça, em tempo oportuno. O Exército pode, muito bem, calcular a dimensão da resposta eficaz. Temos experiência adquirida no estrangeiro, como no Líbano. etc .

Um português preocupado ,cidadão militar, na situação militar de reforma, com uma autoresponsabilidade umbilical ao 25 de Abril 74, muito embora, o 25 de Abril, seja um facto Histórico, Cidadão e Revolucionário esquecido, mas vivo, razão porque, solicito o que é IMPERATIVO NACIONAL E PATRIÓTICO: DEFENDER PORTUGAL , A NAÇÃO PORTUGUESA - O SEU POVO!

Por todas estas razões, com a honra de soldado de Portugal subscrevo-me
João António Andrade da Silva
                                                      Almada braços da liberdade.




Por e com Pedrogão:

                                

Sem comentários: