Seguindo os valores da equidade social, quanto maior for o seu salário, maior será a listagem de descontos retidos na fonte. Ao trabalhador, apenas chega o montante líquido do salário, sendo toda a carga tributária paga directamente pela entidade patronal ao estado.
6- Educação
Os impostos são elevados e podem atingir 36% da sua massa salarial mas o estado garante serviços relacionados Educação
O sistema educativo norueguês é gratuito e obrigatório para todos os jovens com idade compreendida entre os 6 e os 16 anos. O sistema divide-se em três partes: Ensino Primário (Barneskole, obrigatório dos 6 aos 13 anos), o ensino secundário inferior (Ungdomsskole, obrigatório dos 13 aos 16 anos), e o ensino secundário (Videregående Skole, dos 16 aos 19 anos).
Ensino Primário (Barneskole)
Onde tudo começa. As crianças são introduzidas ao sistema educativo e passam o primeiro ano a desenvolver-se com jogos educativos, estruturas sociais, aprendem o alfabeto, algumas habilidades matemática básicas e são introduzidos à língua inglesa. Nos anos seguintes, enfrentam um ensino multifacetado, onde a matemática, o norueguês, o inglês, a ciência, a estética, o desporto e a religião (todas as religiões são abordadas por igual) são uma realidade, complementadas no último ano do ensino primário pela geografia, história e outros conhecimentos sociais. Durante o ensino primário, os alunos não enfrentam qualquer tipo de avaliação quantitativa, apenas são sujeitos a comentários por parte dos professores que analisam o desenvolvimento do estudante.
Ensino Secundário Inferior (Ungdomsskole)
Será o nível que corresponde ao 2º e 3º ciclos em Portugal. Nesta fase, os alunos noruegueses enfrentam, pela primeira vez, avaliações quantitativas que vão definir o seu percurso mais tarde. Para além das disciplinas habituais no plano de estudos dos países ocidentais, há ainda uma aposta muito grande nas línguas, sendo disponibilizado o alemão, francês e o espanhol, bem como níveis técnicos de inglês.
Ensino secundário (Videregående Skole)
O último passo antes do ensino superior. Não é obrigatório mas é frequentado por uma esmagadora maioria dos estudantes noruegueses que o frequentam até aos 19 anos. Na Noruega, o ensino secundário público é frequentado por 93% dos estudantes, com apenas 7% a optarem pelo ensino privado.
Ensino Superior
A Noruega tem 6 Universidades, para além de institutos superiores especializados, faculdades públicas e institutos de ensino privados. O país providencia todos os programas educativos habituais, sendo necessária a conclusão do ensino secundário para poder integrar o ensino superior. Regra geral, os estudantes não pagam qualquer tipo de propinas ou mensalidades para frequentar o Ensino Superior.
.
De facto, o custo de vida do país é altíssimo quando comparado com a realidade portuguesa, algo que se reflecte na habitação. Dificilmente encontra um T1 por menos de 1000 euros mensais, sendo ainda exigido dois a três meses pagos ao princípio. Por um quarto, dificilmente se encontra por menos de 500/600€ mensais.
Tendo em conta os elevados salários, estes preços são considerados “normais” para quem já trabalha na Noruega. Para quem vai sem garantias, estes preços exigem uma reflexão prévia."
"8- A Noruega é o melhor lugar do mundo para ser mãe
O relatório anual da ONG Save the Children, publicado no último dia 5 de maio, revela que a Noruega é o melhor lugar do mundo para ser mãe. São cinco os critérios nesse ranking: Noruega levou vantagem neste ano por ter um excelente desempenho em todos os critérios levados em consideração (taxa de mortalidade materna, infantil, as condições económicas e o nível de escolaridade, por exemplo).

9. Está na Noruega a prisão mais humana do mundo
Halden é considerado um modelo no sistema carcerário para o mundo todo. A aposta é na recuperação e não na punição. Nessa prisão estão os criminosos mais perigosos da Noruega e mesmo assim há a preocupação de oferecer condições dignas para todos, não há superlotação e um mínimo de conforto é oferecido aos presos, o que já rendeu uma comparação a um hotel. Esse modelo que, entre outras coisas, tem guardas sem armas de fogo em certas prisões e janelas sem grades ajuda no baixo índice de reincidência, ou seja, o preso não volta a praticar crimes.
.
10- Uma das sociedades mais avançadas em igualdade de gênero no mundo
Em alguns guias para turistas existem algumas explicações bem humoradas sobre a cultura norueguesa. Um desses guias em um famoso festival de música mostra um pouco como pode ser contrastante a cultura norueguesa com a brasileira e por favor, não os leve a mal, é cultural! O guia explica que às vezes os homens noruegueses podem parecer mais reservados, tímidos e que eles não vão achar absolutamente nada ruim serem abordados por uma mulher para uma conversa ou paquera, pelo contrário, eles esperam isso e adoram, não haverá julgamentos machistas e eles acreditam que é papel dos dois lados ter inciativa. Por outro lado, o mesmo guia explica que as mulheres não devem esperar que os homens lhe paguem bebidas por exemplo. Não é comum e os homens na Noruega não se sentem na obrigação de ser cavalheiros ou gentis e ficar pagando drinques e jantares. Cada um paga o seu. As bebidas são muito caras e dentro da sociedade norueguesa os salários são iguais, logo não tem sentido essa postura, o que muitas turistas estranham. Mas é assim que funciona na prática uma sociedade evoluída em questões de gênero e a Noruega é uma das mais evoluídas, Ao menos 40% das vagas em empresas tem que ser obrigatoriamente para mulheres. Nas ruas é possível ver muito mais pais com carrinhos de bebês do que mães, os pais sabem cozinhar, arrumar a casa, as mães tem seus dias de diversão com as amigas enquanto eles ficam tomando conta da casa e filhos e vice versa. É igualdade, direitos iguais, portanto, deveres iguais.
11- O primeiro país a desativar rádios FMs no mundo
A partir de 2017, todas as rádios FMs na Noruega serão digitais. A Noruega é o primeiro país a marcar uma data para o encerramento FM, mas existem vários outros países na Europa e Sudeste da Ásia que estão planejando mudar de frequência modular para digital. Uma das vantagens é por exemplo um sinal melhor nas estradas. E rádio digital é mais confiável para
12- Por que você deveria conhecer Tromsø?
Uma cidade com cerca de 70 mil habitantes. Uma pequena rua principal, um cais, uma ponte que liga dois lados da cidade. O que tão interessante poderia haver em uma cidade assim? As peculiaridades. Em Tromsø está a Universidade mais ao norte do mundo. A cervejaria mais ao norte do mundo e mais algumas outras coisas que entram nesse curioso ranking de status mais ao norte do mundo. O mais encantador mesmo é que essa cidade é uma das mais procuradas do mundo por turistas tanto no inverno como no verão por conta de dois fenômenos distintos: No verão, o sol da meia noite e, no inverno, a aurora boreal. Não é fácil ver em qualquer cidade um dos dois mas em Tromsø é quase certo que estando na época certa você verá! Além disso, a cidade entra em um estado muito diferente entre fim de novembro e janeiro: nesse período não há sol em Tromsø, a noite polar como é chamado o fenômeno é um teste e tanto e um relógio é indispensável já que 11 da manhã é tão escuro quanto 11 da noite. Prato cheio para quem gosta de observar comportamento e culturas e também para quem ama cidades iluminadas pois vista de cima ou em fotos Tromsø nessa época parece uma constelação de luzes dentro do mar.
13- O que esses famosos tem a ver com a Noruega?
A música “Norwegian Wood” dos Beatles teria sido feita por John Lennon em 1965 para Sonny Drane, que era casada com o fotógrafo Robert Freeman e com quem ele teria tido um affair enquanto era casado com Cynthia Lennon. Reza a lenda que Sonny era na verdade alemã que para escapar da perseguição nazista se passava por norueguesa. Graças a esse romance, a mais famosa banda de toda a história gravou uma música sobre um dos ícones da Noruega: a madeira norueguesa.
A atriz Renee Zellweger, que ficou famosa como Bridget Jones em “O diário de Bridget Jones” é filha de uma norueguesa com descendência do povo SAMI. E seus pais se conheceram a bordo do famoso passeio de navio Hurtigruten, mais romântico, impossível.
Embora não tenha conhecido seu pai e tenha tido uma infância muito difícil, para a maioria dos biógrafos Marilyn Monroe era filha de um norueguês de Haugesund.
O ABBA é aquela importante banda sueca dos anos 70. Mas Frida, ou Anni-Frid Lyngstad é norueguesa filha de uma norueguesa com um alemão e foi criada nas Suécia em função das questões delicadas que envolviam relacionamentos com alemães na Noruega na época da segunda guerra.
14- Ateísmo e confiança
Um ranking que sempre circula na internet e em revistas e no qual a Noruega figura no topo além dos de país com maior IDH do mundo, país mais próspero do mundo, país mais democrático e vários outros tem um tom mais polêmico. É que a Noruega é considerada um dos países mais ateus do mundo (ou com população atéia). Pesquisas de institutos europeus vão além e mostram análises que provam que países ateus seriam mais pacíficos. Mas na Noruega existe um valor que está a cima de tudo isso e é muito forte: a confiança. A vida não funciona entre os noruegueses na base da desconfiança e sim da confiança e da palavra. O ônibus está ali, o usuário entra e sai sem pagar dentro, se ele tem o passe é uma questão de como ele compreende que esse sistema deve atender a todos e que se uns quebrarem esse pacto não funcionará mais, inclusive para ele. O mesmo para pertences esquecidos, bolsas deixadas sem ninguém olhando enquanto você vai ao banheiro no bar, o sistema político, os relacionamentos, as relações profissionais. A confiança tem um sentido muito forte e pode ser bem difícil de ser compreendida em um primeiro momento por alguém de fora. De qualquer forma, com muitos problemas e defeitos como qualquer país, a Noruega é conhecida em rodas de conversa como o socialismo real que deu certo em um país capitalista. A fórmula mais improvável do mundo atrai pesquisadores e estudiosos de todos os lugares que buscam entender qual o segredo desse país que foi o que menos sofreu com a crise financeira que abala o mundo nos últimos anos. Mas se você perguntar a um norueguês ele provavelmente lhe dirá com toda calma e aquele olhar sem surpresa típico: nós temos crença mesmo é uns nos outros e acreditamos na sua palavra. Se você duvida, esqueça sua bolsa em cima do balcão um bar na Noruega e volte duas horas depois. A jornalista que assina essa matéria encontrou tudo intacto no mesmo lugar, com o bar cheio de gente em um sábado à noite.difusão de mensagens em caso de emergência"
EIA:
A BOMBORDO NAVEGAI!
Ideia "originalíssima" e Compilação por andrade da silva
PS:
Ainda pensei que seriamos um pais, à Van Gogh, amarelo, para ele a melhor cor do mundo, mas um meu camarada descobriu que à Van Gogh, sim, mas somos um pais de muito girassol.
O problema não é tanto o amarelo, mas o facto de serem girassóis, sendo que os mesmos ficam hipnotizados a olhar para o sol, e acabam por torcer os troncos de tanto andar à roda.
O sol é para eles uma espécie de Marcelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário