segunda-feira, 2 de outubro de 2017

EIA: O FUTURO (IM)POSSÌVEL!

                                               REINO DA NORUEGA.

14  RAZÕES PORQUE  MARCELO , COSTA E RUI RIO(??) DEVEM FUNDAR O REINO DA NORUEGA EM PORTUGAL,  A PARTIR DESTAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS.


NOTA: Ah... este meu texto tem uns destinatários primordiais os girassóis, por  isto, falo do Futuro (Im) Possível, porém,  em 74, quando questionado  pelo  movimento de capitães do que, com a nossa acção-  que veio a ser o 25 de Abril 74-  pretendia para Portugal, sem virgulas,sem tibiezas, sem hesitação,disse, o que mantenho: UMA DEMOCRACIA TIPO SUECA( Países nórdicosADAPTADA A PORTUGAL,como não me devolveram  a resposta, nem me chamaram nomes, consideraram o  apelo, ou,então, enganaram-me


 Noruega, simplesmente, o mais querido país do mundo para se viver - claro depois do meu amado Portugal - apesar de frio e dos dias muito curtos e sem sol - MY GOD! - no inverno !

"1- O pacto social 

Essa vetusta antiguidade inventada pelos franceses para os ingleses, em que se entrega ao Estado uma fatia dos ganhos para receber um pacote de cidadania (educação, saúde, segurança, justiça) continua  vivo na Noruega e de boa saúde. Por isso, pagam-se muito menos impostos do que no resto da Europa – se fizermos as contas ao rácio entre dinheiro entregue versus cidadania recebida.

2-A paz social 

Esse valor tão raro e precioso, é praticamente absoluta. Todos têm mais ou menos o mesmo poder de compra, pelo que não se sente qualquer insegurança em deixar as portas, os carros, as vidas, destrancadas. Esta paz social coabita com outro valor que desapareceu das nossas vidas portuguesas: tempo disponível. A partir das quatro da tarde acabou-se o trabalho em praticamente todas as empresas da Noruega. A partir das cinco da tarde todas as lojas fecham. A partir das oito da noite nenhum centro comercial está aberto. Aos domingos está tudo fechado.(2015) Como tenho ouvido muitas vezes dizer que a paz social e o tempo disponível são os luxos mais caros do planeta no século XXI, acho que apesar do mau tempo, das dificuldades linguísticas e das perplexidades sociais, vou continuar por aqui até mais ver.

3-  O ski

 Faz-se como desporto aos fins de semana mas também é usado como divertido meio de transporte para ir para a escola. Tem-se só meia hora para almoçar mas sai-se do trabalho à hora a que muitos portugueses ainda estão a quatro horas de sair. A igualdade de género e de oportunidades, embora ainda longe de perfeita, está décadas e décadas à frente da que se vive no restante mundo civilizado. Tem lacunas e falhas, como todos os países e todas as culturas – mas quando olho para a lista agora publicada pelas Nações Unidas, que a coloca no primeiro lugar mundial em termos de qualidade de vida, a única coisa que me ocorre é: “pois é.”((http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2015-12-19-Por-que-a-Noruega-e-o-melhor-pais-para-viver--contado-por-quem-la-vive-)

"4-Emprego
snohetta-norways-new-banknotes-09













Não será propriamente pelo gélido clima continental que a Noruega se traduz como um dos países mais atraentes do mundo para quem procura uma oportunidade noutro país, mas sim pelas suas oportunidades de emprego que prospectivam uma alta qualidade de vida. As perspectivas salariais são elevadas, com as remunerações médias a rondarem os 4 mil euros brutos, chegando aos 8 mil para profissões qualificadas como Engenheiros, com cerca de 35% deste valor a ficar, no entanto, retido na fiscalidade. Em caso de doença, tem direito a baixa médica durante um ano, recebendo o salário por inteiro. A licença de maternidade dura um ano, onde é pago 80% do salário. Já no caso da paternidade, dura três meses e o salário é pago por inteiro.
Num país onde a taxa de desemprego pouco ultrapassa os 3 pontos percentuais, o recrutamento de Engenheiros é um dos principais atractivos desta nação escandinava, seguido de profissionais ligados ao Marketing e à Economia. A legislação norueguesa apenas prevê um máximo semanal de 37.5 horas de trabalho, sendo qualquer minuto extra obrigatoriamente pago aos trabalhadores. Por ano, o trabalhador tem direito a 25 dias de férias (ou 30, se tiver mais de 60 anos de idade).

5 - Impostos





noruega_impostos


















Como nas restantes nações escandinavas, a Noruega é um dos poucos países mundiais que mantém um sistema social baseado na providência. Quer isto dizer que  o estado Norueguês garante que todos, sem excepção, tenham acesso gratuito à saúde, educação, bem como a outras regalias sociais consideradas básicas. No entanto, estes serviços inteiramente gratuitos são pagos pelo labor dos cidadãos que, todos os anos, descontam parte do seu salário que a sociedade se auto-regule. Assim sendo, a carga tributária é elevada e pode atingir os 36% do salário bruto de um trabalhador.
Seguindo os valores da equidade social, quanto maior for o seu salário, maior será a listagem de descontos retidos na fonte. Ao trabalhador, apenas chega o montante líquido do salário, sendo toda a carga tributária paga directamente pela entidade patronal ao estado.
6- Educação

Os impostos são elevados e podem atingir 36% da sua massa salarial mas o estado garante serviços relacionados Educação
univ




















O sistema educativo norueguês é gratuito e obrigatório para todos os jovens com idade compreendida entre os 6 e os 16 anos. O sistema divide-se em três partes:  Ensino Primário (Barneskole, obrigatório dos 6 aos 13 anos), o ensino secundário inferior (Ungdomsskole, obrigatório dos 13 aos 16 anos), e o ensino secundário (Videregående Skole, dos 16 aos 19 anos).
Ensino Primário (Barneskole)
Onde tudo começa. As crianças são introduzidas ao sistema educativo e passam o primeiro ano a desenvolver-se com jogos educativos, estruturas sociais, aprendem o alfabeto, algumas habilidades matemática básicas e são introduzidos à língua inglesa. Nos anos seguintes, enfrentam um ensino multifacetado, onde a matemática, o norueguês, o inglês, a ciência, a estética, o desporto e a religião (todas as religiões são abordadas por igual) são uma realidade, complementadas no último ano do ensino primário pela geografia, história e outros conhecimentos sociais. Durante o ensino primário, os alunos não enfrentam qualquer tipo de avaliação quantitativa, apenas são sujeitos a comentários por parte dos professores que analisam o desenvolvimento do estudante.
Ensino Secundário Inferior (Ungdomsskole)
Será o nível que corresponde ao 2º e 3º ciclos em Portugal. Nesta fase, os alunos noruegueses enfrentam, pela primeira vez, avaliações quantitativas que vão definir o seu percurso mais tarde. Para além das disciplinas habituais no plano de estudos dos países ocidentais, há ainda uma aposta muito grande nas línguas, sendo disponibilizado o alemão, francês e o espanhol, bem como níveis técnicos de inglês.
Ensino secundário (Videregående Skole)
O último passo antes do ensino superior. Não é obrigatório mas é frequentado por uma esmagadora maioria dos estudantes noruegueses que o frequentam até aos 19 anos. Na Noruega, o ensino secundário público é frequentado por 93% dos estudantes, com apenas 7% a optarem pelo ensino privado.
Ensino Superior
A Noruega tem 6 Universidades, para além de institutos superiores especializados, faculdades públicas e institutos de ensino privados. O país providencia todos os programas educativos habituais, sendo necessária a conclusão do ensino secundário para poder integrar o ensino superior. Regra geral, os estudantes não pagam qualquer tipo de propinas ou mensalidades para frequentar o Ensino Superior.

7- Habitação
noruega_habitacao














.
De facto, o custo de vida do país é altíssimo quando comparado com a realidade portuguesa, algo que se reflecte na habitação. Dificilmente encontra um T1 por menos de 1000 euros mensais, sendo ainda exigido dois a três meses pagos ao princípio. Por um quarto, dificilmente se encontra por menos de 500/600€ mensais.
Tendo em conta os elevados salários, estes preços são considerados “normais” para quem já trabalha na Noruega. Para quem vai sem garantias, estes preços exigem uma reflexão prévia."




"8- A Noruega é o melhor lugar do mundo para ser mãe

relatório anual da ONG Save the Children, publicado no último dia 5 de maio, revela que a Noruega é o melhor lugar do mundo para ser mãe. São cinco os critérios nesse ranking: Noruega levou vantagem neste ano por ter um excelente desempenho em todos os critérios levados em consideração (taxa de mortalidade materna, infantil, as condições económicas e o nível de escolaridade, por exemplo).



9. Está na Noruega a prisão mais humana do mundo

Halden é considerado um modelo no sistema carcerário para o mundo todo. A aposta é na recuperação e não na punição. Nessa prisão estão os criminosos mais perigosos da Noruega e mesmo assim há a preocupação de oferecer condições dignas para todos, não há superlotação e um mínimo de conforto é oferecido aos presos, o que já rendeu uma comparação a um hotel. Esse modelo que, entre outras coisas, tem guardas sem armas de fogo em certas prisões e janelas sem grades ajuda no baixo índice de reincidência, ou seja, o preso não volta a praticar crimes. 

.
10- Uma das sociedades mais avançadas em igualdade de gênero no mundo

Em alguns guias para turistas existem algumas explicações bem humoradas sobre a cultura norueguesa. Um desses guias em um famoso festival de música mostra um pouco como pode ser contrastante a cultura norueguesa com a brasileira e por favor, não os leve a mal, é cultural! O guia explica que às vezes os homens noruegueses podem parecer mais reservados, tímidos e que eles não vão achar absolutamente nada ruim serem abordados por uma mulher para uma conversa ou paquera, pelo contrário, eles esperam isso e adoram, não haverá julgamentos machistas e eles acreditam que é papel dos dois lados ter inciativa. Por outro lado, o mesmo guia explica  que as mulheres não devem esperar que os homens lhe paguem bebidas por exemplo. Não é comum e os homens na Noruega não se sentem na obrigação de ser cavalheiros ou gentis e ficar pagando drinques e jantares. Cada um paga o seu. As bebidas são muito caras e dentro da sociedade norueguesa os salários são iguais, logo não tem sentido essa postura, o que muitas turistas estranham. Mas é assim que funciona na prática uma sociedade evoluída em questões de gênero e a Noruega é uma das mais evoluídas, Ao menos 40% das vagas em empresas tem que ser obrigatoriamente para mulheres. Nas ruas é possível ver muito mais pais com carrinhos de bebês do que mães, os pais sabem cozinhar, arrumar a casa, as mães tem seus dias de diversão com as amigas enquanto eles ficam tomando conta da casa e filhos e vice versa. É igualdade, direitos iguais, portanto, deveres iguais.

11- O primeiro país a desativar rádios FMs no mundo

A partir de 2017, todas as rádios FMs na Noruega serão digitais. A Noruega é o primeiro país a marcar uma data para o encerramento FM, mas existem vários outros países na Europa e Sudeste da Ásia que estão planejando mudar de frequência modular para digital. Uma das vantagens é por exemplo um sinal melhor nas estradas. E rádio digital é mais confiável para

 12- Por que você deveria conhecer Tromsø?

Uma cidade com cerca de 70 mil habitantes. Uma pequena rua principal, um cais, uma ponte que liga dois lados da cidade. O que tão interessante poderia haver em uma cidade assim? As peculiaridades. Em Tromsø está a Universidade mais ao norte do mundo. A cervejaria mais ao norte do mundo e mais algumas outras coisas que entram nesse curioso ranking de status mais ao norte do mundo. O mais encantador mesmo é que essa cidade é uma das mais procuradas do mundo por turistas tanto no inverno como no verão por conta de dois fenômenos distintos: No verão, o sol da meia noite e, no inverno, a aurora boreal. Não é fácil ver em qualquer cidade um dos dois mas em Tromsø é quase certo que estando na época certa você verá! Além disso, a cidade entra em um estado muito diferente entre fim de novembro e janeiro: nesse período não há sol em Tromsø, a noite polar como é chamado o fenômeno é um teste e tanto e um relógio é indispensável já que 11 da manhã é tão escuro quanto 11 da noite. Prato cheio para quem gosta de observar comportamento e culturas e também para quem ama cidades iluminadas pois vista de cima ou em fotos Tromsø nessa época parece uma constelação de luzes dentro do mar.

13- O que esses famosos tem a ver com a Noruega?




A música “Norwegian Wood” dos Beatles teria sido feita por John Lennon em 1965 para Sonny Drane, que era casada com o fotógrafo Robert Freeman e com quem ele teria tido um affair enquanto era casado com Cynthia Lennon. Reza a lenda que Sonny era na verdade  alemã que para escapar da perseguição nazista  se passava por norueguesa. Graças a esse romance, a mais famosa banda de toda a história gravou uma música sobre um dos ícones da Noruega: a madeira norueguesa.

A atriz Renee Zellweger, que ficou famosa como Bridget Jones em “O diário de Bridget Jones” é filha de uma norueguesa com descendência do povo SAMI. E seus pais se conheceram a bordo do famoso passeio de navio Hurtigruten, mais romântico, impossível.

Embora não tenha conhecido seu pai e tenha tido uma infância muito difícil, para a maioria dos biógrafos Marilyn Monroe era filha de um norueguês de Haugesund.

O ABBA é aquela importante banda sueca dos anos 70. Mas Frida, ou Anni-Frid Lyngstad é norueguesa filha de uma norueguesa com um alemão e foi criada nas Suécia em função das questões delicadas que envolviam relacionamentos com alemães na Noruega na época da segunda guerra.


14- Ateísmo e confiança

Um ranking que sempre circula na internet e em revistas e no qual a Noruega figura no topo além dos de país com maior IDH do mundo, país mais próspero do mundo, país mais democrático e vários outros tem um tom mais polêmico. É que a Noruega é considerada um dos países mais ateus do mundo (ou com população atéia). Pesquisas de institutos europeus vão além e mostram análises que provam que países ateus seriam mais pacíficos. Mas na Noruega existe um valor que está a cima de tudo isso e é muito forte: a confiança. A vida não funciona entre os noruegueses na base da desconfiança e sim da confiança e da palavra. O ônibus está ali, o usuário entra e sai sem pagar dentro, se ele tem o passe é uma questão de como ele compreende que esse sistema deve atender a todos e que se uns quebrarem esse pacto não funcionará mais, inclusive para ele. O mesmo para pertences esquecidos, bolsas deixadas sem ninguém olhando enquanto você vai ao banheiro no bar, o sistema político, os relacionamentos, as relações profissionais. A confiança tem um sentido muito forte e pode ser bem difícil de ser compreendida em um primeiro momento por alguém de fora. De qualquer forma, com muitos problemas e defeitos como qualquer país, a Noruega é conhecida em rodas de conversa como o socialismo real que deu certo em um país capitalista. A fórmula mais improvável do mundo atrai pesquisadores e estudiosos de todos os lugares que buscam entender qual o segredo desse país que foi o que menos sofreu com a crise financeira que abala o mundo nos últimos anos. Mas se você perguntar a um norueguês ele provavelmente lhe dirá com toda calma e aquele olhar sem surpresa típico: nós temos crença mesmo é uns nos outros e acreditamos na sua palavra. Se você duvida, esqueça sua bolsa em cima do balcão um bar na Noruega e volte duas horas depois. A jornalista que assina essa matéria encontrou tudo intacto no mesmo lugar, com o bar cheio de gente em um sábado à noite.difusão de mensagens em caso de emergência" 



EIA:

 A BOMBORDO NAVEGAI!

Ideia "originalíssima" e Compilação por andrade da silva

PS:

Ainda pensei que seriamos um pais, à Van Gogh, amarelo, para ele a melhor cor do mundo,  mas um meu camarada descobriu que à Van Gogh, sim, mas somos um pais de muito girassol.


O problema não é tanto o amarelo, mas o facto de serem girassóis, sendo que os mesmos  ficam hipnotizados a olhar para o sol, e acabam por torcer os troncos de tanto andar à  roda.
O sol é para eles uma espécie de Marcelo.

JAAL




Sem comentários: