quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SOMOS O PAIS DOS AFECTOS.

AS EMOÇÕES 

NOTA INTRODUTÓRIA:
JAAL é um muito nobre e honrado cidadão- militar,  um camarada de longa data,  no Exército e no MFA, que nos idos de 1976 me apoiou, quando estive preso na Trafaia , e depois do "muito Democrático e Nobre " golpe do 25 de Novembro 75, JAAL e o meu camarada Miranda , como alguns outros,os que foram apontados a dedo para serem queimados nos fogareiros do ódio,em Novembro de 1985, depois de todos os processos do 25 de Novembro encerrados, ainda, foram julgados no Tribunal de Tomar.. coisas


SOMOS O PAÍS DOS AFECTOS



 Poderá ser uma herança árabe: fomos esclavagistas com princípios, conquistadores com Fé, fizemos a guerra com amor.

O nosso povo é ordeiro a não ser que as mulheres  provoquem os homens, os nossos governantes  são doutos e cientes embora as bancarrotas gostem deste país “a oriente do oriente” ( poeta dixit) ,  a balança da justiça não treme mesmo quando a Bíblia Sagrada ajuda aos veredictos mais difíceis.

Mas a verdade é que a nossa História nunca teve um PR  tão seguidor deste nosso principio eterno de responder com beijos e abraços a todos os necessitados mesmo que, porventura, alguns não queiram.



 Ele são os sem abrigo, os doentes, os atingidos pela desdita mesmo a mais inopinada. Mas também as crianças,  as viúvas, os órfãos, os que simplesmente querem uma “selfie” ou que simplesmente têm vergonha de ser os únicos a não ser contemplados.

Esta forma de responder com afecto não é nova em Marcelo (M).

José Gomes Ferreira(JGF) conta num livro, agora saído do prelo,. que todos os anos Ricardo Salgado (RS) convidava uma dúzia de insignes jornalistas e famílias para passarem oito dias numa estância de ski.

Ora alguns jornalistas sentiam-se envergonhados ao ver as mesas cheias de marisco e caviar e sabendo da crise em Portugal  ( o próprio JGF sentiu-se mal “ como português e jornalista embora tivesse continuado a ir) e ficavam como que encabulados.

Ora acontece que M foi jornalista e sabe o que custa engolir estes sapos e então no fim lá aparecia, acompanhando o RS, e dando uma palavra de conforto àqueles que tanto sofrem para, em tempo oportuno, poderem servir os portugueses .

O próprio RS ficava adoentado com alguns comportamentos menos dignos ( ele próprio JGF a partir de certa altura foi apontado a dedo, segundo o mesmo livro) e , obviamente, necessitava de um braço amigo que o confortasse nas férias brasileiras que a custo conseguia tirar anualmente.

Diz-se agora que as pessoas começam a estar fartas desta baba salutar, que cura feridas devido ás propriedades antibióticas da saliva.

“ O que é demais é moléstia” desabafava um dia destes na TV um exemplar espectador do Preço Certo, esse programa que é o espelho da nossa cultura popular.

Talvez seja demais, mas eu responderia com  um sem número de outros provérbios, como:
“ Em terra de cegos………….”

“ A procissão ainda está no adro…………”

“Não dá ponto sem nó”
Etc……………………………


JAAL

2 comentários:

andrade da silva disse...


Abraço caro camarada pelo teu texto~

Na minha opinião estamos a assistir à mais perversa manipulação dos sentimento,a uma verdadeira confusão emocional.

Os responsáveis políticos de há décadas pela DIMENSÃO desta tragédia dos incêndios, com bastantes crimes pelo meio, deviam estar a sentir um sentimento de culpa trágico que nunca mais poderiam viver em sossego.

Saber que jovens como o Diogo de Lisboa perderam os pais queimados no fogo,ou pais viram os seus filhos morrerem queimados e sentissem o peso sentimental disto e a sua culpa perdiam o sono e não podiam ir a tantas farras. Fazem da politica uma ceia dos cardeais indecente, e depois choram crocodilamente as desgraças.

Não acredito nestas pessoas,nada,mas o país ajuda-os bastante. Liga-se mais às coisas dos eus. Todavia os políticos de há décadas dos governos,autarquias ,partidos tinham muito de se penitenciarem e não dizerem as alarvices que dizem e pior querem ultrapassar tudo este sofrimento com os 30 euros de judas.

Com dor e revolta
andrade da silva

andrade da silva disse...


Noticia:
https://www.rtp.pt/noticias/pais/forca-aerea-detetou-queimadas-ilegais-e-reacendimentos-durante-um-voo-de-treino_v1037711#

Força aérea detetou queimadas ilegais e reacendimentos durante um voo de treino

As imagens foram feitas na terça-feira no Pinhal de Leiria. É possível perceber um foco de incêndio na fase inicial e ainda várias queimadas ilegais.

A Esquadra 601 da Força Aérea estava num voo de treino entre a Base de Beja e Ovar quando detectou as situações.



A comunicação foi feita de imediato para o Comando Nacional de Operações de Socorro da Protecção Civil.

Comentário:

Eia a fonte de muitos incêndios. Como se combate ?

Vigiando o espaço,patrulhando, E a vigilância aérea é muito importante, como todos os militares sabem.Porque o parecem desconhecer o Governo,o Presidente da República como comandante Supremo das Forças Armadas e a protecção civil?

andrade da silva