segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

CAMARADAS DERRUBADOS EM NOVEMBRO- PRESENTES E IMORTAIS!








" OS CAMINHOS DA HONRA SÃO PEDREGOSOS E CHOVEM SETAS ENVENENADAS. ANDAR DE PÉ É ASSAZ PERIGOSO!”



No post Vilão Ontem, Vilão num outro dia (https://liberdadeecidadania.blogspot.pt/...) referi-me a uma pequena lista dos meus camaradas do Exército vitimas do 25 de Novembro 75. Alertado para o facto devo esclarecer que: 


produzi um post e não a história das perseguições que podiam acabar em fuzilamento, como o referiu o Major Cruz Oliveira preso e mandado para Custóias.

Referi somente alguns camaradas do Exército de quem melhor conheço os processos( Dinis de Almeida, Mário Tomé, Corvacho ,Miranda, Amílcar Rodrigues, Queiroz de Azevedo.,Dias Costa. Borrega ,Lameirinhas Cuco Rosa , Duran Clemente e Varela Gomes ) Ficam a faltar ainda muitos camaradas do exército, e muitos mais, ainda, da Força Aérea, como Cruz Oliveira , Tasso de Figueiredo, Major Arlindo, Barbosa Pereira ,Faria Paulino (da Força Aérea só ma referi a Costa Martins) etc.etc etc. , outros para-quedistas, como o Matos Serra etc.etc.etc. e os camaradas da Marinha, como Serafim Pinheiro,António Moura,Caldeira Santos,Henrique Mendonça, Ramiro Correia, Heitor Alves etc. etc.etc...
Os seus honrados nomes encheriam mais que uma folha de excel , e ,ainda, há os oficiais milicianos, entre estes, o Alferes Salgueiro etc.etc.sargentos e soldados. 

Mas muitos outros para além de mim devem referir estes factos, e muita da história ainda está por fazer, mas esta incumbência não assumo, por falta de competência histórica, literária e mesmo de auto- disciplina para escrever.

Todavia, para se produzir uma obra havendo uma matéria tão relevante são precisas no mínimo 3 condições a saber:

1-Quem a escreva

2- Potenciais leitores

3 -Editor 

E nenhuma destas condições é fácil. Muitas voltas alguns temos dado, mas as dificuldades cortam o caminho e a morte também. Partiu mais um capitão de Abril que poderia dar um testemunho sobre os anos 73 na Academia militar-O Dorbalino . vamos partindo; depois a maioria dos potenciais leitores julgam que já sabem tudo e muitos têm um pavor do passado, porque nesse passado uns dormiam, outros actuaram , mas agora, muitos, simplesmente, mentem, outros fantasiam e alguns foram ou se auto-silenciaram . Quanto a editores my god é um INFERNO. logo..

Mas da minha parte nunca NENHUM HERÓICO CAMARADA DE ABRIL ficará para trás. Contudo não sou historiador, e cada um faz o que pode ,e, da minha parte, posso muito POUCO..... coisas

Um grande abraço a todos

andrade da silva

Outros camaradas vilependiados:

PS:
PS:
Na Marinha estiveram presos Miguel Judas, Almada Contreiras, Costa Santos,e foram
expulsos Rodrigues Soares, Xavier e um grande numero de praças ( com o argumento
cobarde da cessação do contrato). Também estiveramem residência fixa um número
significativo de oficiais e sargentos, nos quais me contei. Um dia a historia será contada
plenamente !!!!
.....

Um grande abraço a esse heróico combatente que fez frente em Tancos
ao furioso e arrogante Pinheiro de Azevedo. Como vibrei com a sua corajosa intervenção .








Sem comentários: