terça-feira, 9 de janeiro de 2018

"E DIGAM LÁ SE PODE OU NÃO FALAR-SE O FADO "



"Dorbalino partiu, mas deixou alguns textos que irei publicando, e que muito o caracterizam. Abraço camarada Dorbalino "



E agora a sério ( embora possa parecer piada mas garanto que é verdade tudo o que vos vou contar…)

Era o mês de Março do ano da graça de 1973…( da graça digo eu , foi nesse ano, mês de Abril que casei…pela primeira vez…).

 Eu tinha acabado de aterrar ( dia 7 de Março ) chegado de Angola…tinha pedido para ser colocado no Entroncamento,  mas enquanto não saía a colocação fiquei na EPAM…no segundo dia, chegando à sala de Oficiais vejo, para meu espanto, um aspirante miliciano que tinha sido meu colega de Liceu ( na Figueira…) de seu nome LASMC ( não escrevo os nomes todos por uma questão de reserva, mas é facilmente identificável…).

 Então, como vais? O que fazes por aqui? E a conversa fluiu como é normal entre dois amigos. Como ele tinha ido para Direito e na EPAM havia  especialidade de LD pensei que seria essa a razão da sua colocação no Lumiar…mas não….. ele contou-me que , ainda estava a frequentar o curso, quando fora chamado para o SMO…foi para Mafra onde fez, ou tentou fazer, a recruta.

 Mas aconteceu uma situação inesperada: ele não conseguia acertar o passo. Por mais tentativas que ele e os instrutores fizessem não conseguia marchar…não acertava o passo…questão complicada que o pessoal da EPI resolveu, enviando-o para a EPAM. Eu fui para a CDMM e ele por cá ficou. 

A vida separou-nos…fui para Timor…entretanto, deu-se o 25 de Abril…já nos finais dos anos 70, necessitando de um documento do DRM de Coimbra um amigo disse-me , com toda a naturalidade “ Telefonas ao L A e ele resolve isso de imediato” “ Ao L A?” perguntei espantado.. “ Então, mas ele não acertava o passo…” “ Pois, mas deu-se o 25 de Abril e ele ficou na tropa … veio para Coimbra , colocado no DRM ( penso que por nesse local não ser preciso marchar ) e acabou o curso de Direito, e lá ficou…” 

Claro que nos reencontrámos …ele foi e é um defensor acérrimo do 25 de Abril ( só lhe fica bem)…passou à Reserva e Reformou-se como Ten. Coronel do Exército Português…Porque não era capaz de acertar o passo..

Parafraseando João Villaret “ E digam lá se pode ou não falar-se o fado…”

Com um abraço incluindo ao LA do Dorbalino


Sem comentários: