quinta-feira, 9 de agosto de 2018

INCÊNDIOS DE MONCHIQUE


Não sei nada de bancadas, e pouco de bombeiro, mas há coisas que é preciso fazer antes das coisas acontecerem, quando estão a acontecer. e depois o estudo dos danos e as aprendizagens para o Futuro.
Monchique é a excepção de quê?

Monchique é uma TRAGÉDIA.
Não estive à beira do fogo, mas em Portimão recebi os cheiros, os fumos e as cinzas.
Obviamente, que a história é longa, mas há coisas que qualquer leigo sabe. Em zonas de denso eucaliptal e de difícil acesso é preciso abrir CAMINHOS, CORTA-FOGOS etc É assim  em Monchique, é na Madeira e  em qualquer parte do cosmos
Obviamente, que é preciso sabedoria, honestidade e verdade, coisas desaparecidas... coisas..
Portugal e os Portugueses têm de ser defendidos .
Quem está no terreno, como sabem os militares, os bombeiros,  as forças de segurança e emergência,  O POVO fazem o que podem, o melhor, o máximo, mas como sabemos para além do terreno há o comando, a coordenação, os estudos  de situação sobre o INIMIGO : quem é, como , onde, e quando age??  e a ordem de operações para o combater,  os meios, onde se posicionam- meios e combatentes antes do Inimigo atacar, ou seja, tem de haver uma ESTRATÉGIA E UMA TÁCTICA.
Aprendemos estas simples coisas aos 21 anos de idade, nos segundos anos dos cursos das Academias militares, e a estratégia e a táctica têm ENSINAMENTOS UNIVERSAIS para a resolução de problemas. UNIVERSALMENTE.

Uma lágrima por Monchique.
Andrade da Silva

PS:



Adalberto Fernandes Tanto quanto se sabe e é conhecido,o incêndio de Monchique é mesmo a excepção, embora de consequências graves em especial para os habitantes da região. Este é o período em que a meteorologia registou como o mais quente da história. É preciso ver as condições e os ocs devem emitir as imagens reais e actuais,não é útil reproduzir as primeiras imagens "ad nauseam".Os dramas e tragédias humanas têm de evitar-se






..PORÉM:

A SABEDORIA MILENÁRIA DO NOSSO/ MEU QUERIDO INSTRUTOR METTRALHÂO...
D I Z  I A;
Se o inimigo progride pelo mato, montanhas e vales OCUPAMOS OS PICAROTOS COM TROPA E VIGIAS.Fazemos a vigilância do terreno 24 h sobre 24 horas e CRIAMOS BARREIRAS À SUA PROGRESSÃO.Ele será derrotado cedo.
Aulas de táctica da AM, 2º ano, com o prof. que dizia que não havia memória de algum avião ter ficado lá em cima. Fui bom aluno. ah..ah.. Vaidosão.!!..

Discordo do vampirismo das imagens, mas este video é sereno. Andei por perto em Portimão, vi as nuvens de fumo e fomos atacados por cinzas. etc.

Interessa fazer o que deve ser feito.

Mas a excepção teria sido criar as condições para barrar o caminho ao INFERNO DANTESCO.antes do diabo ter passado por Monchique.

Há milhares de ignições que nunca dão Pedrogão, ou Monchique, ou Madeira. As tragédias são sempre as excepções. Ai de Portugal se todos os incêndios fossem Pedrogão ou Monchique ,ou Madeira






SICNOTICIAS.SAPO.PT
Nas redes sociais, dezenas de pessoas partilharam imagens do incêndio em Monchique que fez mais de 20 feridos e ameaçou várias casas nos últimos quatro dias.

Sem comentários: