quarta-feira, 24 de outubro de 2018

AO SERVIÇO DE PORTUGAL EXÉRCITO PRESENTE! SEMPRE!



NO DIA DO EXÉRCITO, 24 de OUTUBRO,  RECORDO HERÓIS DE PORTUGAL ESQUECIDOS QUE LUTARAM NAS GUERRAS: MUNDIAL, COLONIAIS E NAS MISSÕES DE PAZ,  e TAMBÉM EM SOLO PÁTRIO: 1383, 1640, DESCOBERTAS. TERRAMOTO 1755, REVOLUÇÃO 1820, 5 de OUTUBRO 1910, O ERRO de 1926,  25 de ABRIL 74  e o ERRO do 25 NOVEMBRO 75 (com mártires) 

EIA AS MISSÕES DE PAZ - AS  FORÇAS NACIONAIS DESTACADAS (FND)


                                         A HORA DA PARTIDA

As Missões das Forças Armadas, sobretudo do Exército, no estrangeiro têm sido muito duras, assim foi:


                                          BÓSNIA



Com a 1ª unidade que foi  para a Bósnia, o 2ª Batalhão  de para- quedistas (2ºBIAT) com um frio de rachar de 16 graus negativos ou mais, e nós somos de climas temperados e etc. etc.  Montamos acampamentos  em vales com lamas quase  até aos  joelhos Alguns feridos entre eles um  capitão comandante de uma companhia - um ícone para os seus soldados. Passaram as passas da Bósnia  HERÓICOS!


                                         KOSOVO



Assim foi  no Kosovo,  ao entrarmos em casas com  mortos a serem devoradas pelos ratos. Aqui, estiveram, entre outros,  os psicólogos tenente-coronel Cruz e  Alf. António Rodrigues- que deu apoio em escolas. Morreu um soldado com uma doença estranha, que levou a uma intervenção do general CEME na TV,   insinuando que o pai estaria a fazer  um qualquer jogo, ao serviço de um dos beligerantes. Todavia, quando um pai  perde um filho, deve ser poupado.


                                                     TIMOR



Timor, onde morre o soldado Ribeirinho, cuja família os psicólogos militares acompanharam ( tenente Paula, Major Sampaio) . A mãe deste soldado, pela conjugação de  esforços do comandante da área militar de S. Jacinto, o oficial de relações públicas do EME e o CPAE, deslocou-se a Timor. No regresso dizia-nos - perdi um filho. Ganhei vários - os do grupo de combate do Ribeirinho Morreram outros e quisemos deslocar o psicólogo que já vinha a caminho, Major Ribeiro, para o teatro de operações, mas não tivemos sinal verde. Muitos outros factos aconteceram que o Alferes Psicólogo João Rodrigues registou em relatório.  O estado psicológico dos nossos militares foi em dado momento  grave. O psicólogo foi louvado pelo comandante de Batalhão. Por este teatro de operações ainda passaram os psicólogos Major Mendes; Major Ribeiro- que já partiu para o Cosmos- um camarada excepcional que transportou um equipamento de futebol completo para uma equipa  júnior, Capitão Bastos;  tenente Carvalho, actualmente, a fazer um nobre papel nesta aérea na Policia Marítima; Sargento Barata: 1º cabo Xana.


                 CPAE EM TIMOR: CAPITÃO BASTOS,  SARGENTO BARATA




                                                       

                                                     AFEGANISTÃO



Afeganistão-  uma guerra subversiva/convencional muito, muito dura, havendo também  problemas internos a nível das nossas forças muito graves. Tombou o sargento Roma Pereira que deixou órfão uma filha de 2 anos. Acompanhamos os pais, a mulher e a sua filha,  com psicólogos, entre outros, com a tenente  Cristina Vilhena. 


E dezenas de psicólogos militares do CPAE estiveram nestes teatros de operações,  eu próprio por duas vezes na Bósnia com o 3ª BIAT, comandado pelo tenente -coronel Cuba - uma experiência excepcional e com o 1º BIMEC comandado pelo tenente-coronel  Pina Monteiro que veio a ser CEMGFA. Acompanharam-me os  psicólogos  tenente Paiva e alferes  António Rodrigues, em consequência das nossas idas criou-se uma carta de missão para o psicólogo e um plano de intervenção que mereceu o mais elevado elogio do psicólogo chefe do Pentágono para a Europa- Major Castro,  um luso-descendente. Que referiu que nós com tão poucos meios: meia dúzia de computadores ( iniciamos estas acções  quase sem nenhum, o primeiro relatório feito pela psicóloga Alferes Fátima Ferro, hoje, na GNR,  foi artesanal, bastante manuscrito - um acto da mais elevada transcendência,...actos, que passam)  fazíamos o mesmo que eles, e chegávamos às mesmas conclusões, com a diferença que trabalhávamos ao nível de grupos de 3;4 militares e eles de centenas 

Desta Gesta Heróica de psicólogos ainda fizeram parte o Major Cunha, actualmente doutorado,  a Alferes Ana Guerra -que produziu um relatório  que despertou a atenção do General Vice-CEME, o mesmo aconteceu com outros relatórios levando a reuniões do mais alto nível  com o general Vice_CEME, General Comandante das Forças Terrestres etc; Alferes Passos Ramos, sobrinha do nosso HERÓI   NACIONAL, Major Passos Ramos, caído na Guiné,  também tivemos de travar   uma dura batalha no seu batalhão, para garantir  a autonomia da acção do  psicólogo,  Alferes Irene, Alferes Cristina Santos, Alferes Elsa, entre outras e outros. A todos como comandante muito fiquei a dever, mas muito mais o Exército,os militares e o Pais.




Neste quadro, hoje,  a República Centro Africana enquadra-se na situação frequente de grande dureza das nossas Operações, nomeada e, particularmente, no Afeganistão, onde, também esteve o Major psicólogo Mário Silva, actualmente, professor Universitário Nos demais teatros de operações as terceiras missões e seguintes foram de menor dureza.


EXÉRCITO DIA DE ANIVERSÁRIO 24 de OUTUBRO: PRESENTE E COM A VITALIDADE DA JUVENTUDE:






EXÉRCITO PRESENTE.!


asilva

PS:

E, assim, com várias intervenções, mas onde o CAPE junto do comando superior do Exército (EME); a direcção de Recrutamento; o Governo Militar de Lisboa; os Comandantes das Brigadas e unidades desempenhou um papel nuclear, e, com estas acções e ganhos humanos, militares e científicos  limpou-se das paradas dos aquartelamentos  as tristes figuras dos chamados "cacimbados", abandonados a si mesmos.  Vi e convivi com essa realidade numa companhia em Cavungo: louco ou baldas, o pobre diabo, perdido e abandonado a passear bichos virtuais? E outros como o aspirante M__reles que encontrei na Damba (1972) de processo em processo,  nunca saía  de aspirante, totalmente encalhado naquela guerra .Pedia sempre uma grade de  cervejas em vez de uma cerveja, e garantia que descarregaria o carregador  da espingarda G3 em quem entrasse no seu quarto. Ameaça que o comandante de  Batalhão conhecia, but... e um outro Alferes que havia de  se apresentar na companhia de Mucaba  que comandava . No dia da sua apresentação estava fora, entretanto, chegou, raptou uma mulata, filha de um branco, participação feita ao Comando de Carmona, é logo dada a ordem para formar uma escolta e conduzi-lo a Luanda com a seguinte ordem: SEMPRE: SEMPRE ANDAR. PARAGENS SÓ PARA REABASTECIMENTOS. Nem vi o dito Alferes. Este modo ...... de tratar humanos, soldados, sargentos e oficiais milicianos  foi derrubado com a ciência, a psicologia e a civilidade militar que se ganhou. O Centro Psicotécnico do Exército é criado em 1960, inicialmente mais voltado para a parte da avaliação psicotécnica, só irá  consolidar os foros da psicologia em 1993, passando a ser o CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DO EXÉRCITO,(CPAE)  sendo o  1º Director desta fase o Coronel psicólogo Aurélio Pamplona, a que se seguiu o Coronel Carlos Clemente e eu até 2007. A  transformação do CPAE durante este período em que muitos participaram foi grande e mesmo fantástica. GRANDES MILITARES  PORTUGUESES.HONRADOS .Nunca vos esquecerei e tudo farei, o pouco que posso,  para que a Pátria vos conheça, não se esqueça de vós e vos RECONHEÇA.


                                              CPAE 2006

Sem comentários: