sábado, 13 de outubro de 2018

SELECÇÃO/ NOMEAÇÃO DO MINISTRO DA DEFESA



                                                             APELO!


POR IMPERATIVO  PATRIÓTICO, MORAL, NACIONAL E MILITAR - O MELHOR, ENTRE OS MILITARES, COM APTIDÕES PARA SER MINISTRO DA DEFESA, DEVE MANIFESTAR AO COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS, AO SR. 1º MINISTRO E ÀS FORÇAS ARMADAS ESSA DISPONIBILIDADE HISTÓRICA.


                                    PROPOSTA 
           de  um cidadão- militar,psicólogo militar na situação de reforma

     1- Definir o perfil com técnica, moral e de um modo inteligente quanto à visão do Futuro. (textos já publicados (a) (b) e comentário do Comandante Serafim Pinheiro, em notas de rodapé)

2 - Candidatos. Número aconselhável de 3 a 5 ( 5 o ideal), através de uma pré- selecção nacional militar e civil, ou por auto - proposição, também legitima e patriótica, num processo de selecção isento e rigoroso

3- Nomeação de uma comissão de selecção de referência, competente, mista: com políticos, militares, psicólogo, sociólogo e médico (estes técnicos  militares) que definem o método de selecção, e poderão definir o perfil .

4- Execução da Selecção rigorosa, cientifica, honesta e inteligente.

5- Nomeação do ministro para fazer CUMPRIR AS FORÇAS ARMADAS e, mais importante, ajudar a que PORTUGAL se CUMPRA!

Tempo para a execução destas tarefas- um máximo de 10  a 15 dias.Trabalhando, segundo o paradigma militar eficiência, eficácia e motivação transcendente para cumprir a missão

Asilva


(a) -PERFIL:

Ser preferencialmente Militar

APTIDÕES E COMPETÊNCIAS:

ISENÇÃO

HONESTIDADE

CORAGEM

CARISMA

ASSERTIVIDADE

CAPACIDADE DE EXERCER ESCUTA ACTIVA NUM CONTEXTO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, COM AUTORIDADE E HIERARQUIA

HOMEM DO TERRENO E DAS OPERAÇÕES

DISPONIBILIDADE PARA SERVIR O PAÍS

ELEVADA INTELIGÊNCIA GERAL E EMOCIONAL

CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL E MILITAR

COM CAPACIDADE DE DECISÃO E LIDERANÇA 

ALTAMENTE QUALIFICADO NAS NOVAS TECNOLOGIAS. AS FORÇAS ARMADAS , A MEDICINA E A INDÚSTRIA ESPACIAL  SERÃO O CAMPO DA FICÇÃO REAL , POR EXCELÊNCIA, NO FUTURO

COMPETÊNCIA MILITAR E GEO-POLITICA

ELEVADA CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO

COMPETÊNCIAS DE GESTÃO E VISÃO: CAPACIDADE  DE ANTECIPAR O FUTURO

ELEVADA CAPACIDADE PARA MOTIVAR ,  ANALISAR E DECIDIR  COM BASE  EM ESTUDOS DE SITUAÇÃO DE ELEVADA QUALIDADE

CAPACIDADE  DE SELECCIONAR E MOTIVAR A MELHOR EQUIPA PARA O ACOMPANHAR

ETC.


(b) - FUTURO

Neste momento conturbado é absolutamente necessário que o Governo passe a governar, segundo os parâmetros que o deviam nortear e nomeie  para ministro da defesa alguém com o perfil no texto acima referido, para umas FORÇAS ARMADAS  com um corpo  e alma constituídos por:



FUTURO- 
Valores:  Honestidade. Lealdade Ciência:   Cibernética, profunda utilização da  Inteligência Artificial 

INOVAÇÃO-
  Novas tecnologias e novos organogramas institucionais

DESAFIO- 
Formação superior e profissional  dinâmica, adaptada aos novos quadros geo-estratégicos,  com avaliações e progressão na carreira justas, sábias e eficazes com base no perfil de competências e avaliação objectiva do desempenho .

INTERACÇÃO- 
Com todos os pólos de desenvolvimento  cientifico,  tecnológico, organizacional , telecomunicações, desporto e na arte e ciência de liderar e gerir etc. - universitários, técnicos e empresariais  a nível nacional e internacional

RECRUTAMENTO:   COMPETITIVO TERMOS 
MERCADO TRABALHO: CARREIRAS SEMI- LONGAS
Com militares com mais de uma especialidade transitando de umas para outras -progressão horizontal, e também com a possibilidade de progressão vertical. E na falta do SMO ( muito pouco aceite pelos jovens) criar uma alternativa ao dia das Forças Armadas numa actividade com tempo mais alargado- exemplo aboletamento em quartéis por um dado tempo.

RESPOSTAS À NAÇÃO:
 No que podem e devem as Forças Armadas fazerem pelo seu povo, como fazem nas missões de paz, ao nível das nossas forças destacadas.

CUMPRIR A MISSÃO IMANENTE- 
Na Defesa da PÁTRIA TORNAR TODOS OS IMPOSSÍVEIS EM POSSÍVEIS,

Se seguirmos estes balizamentos  Portugal, as Forças Armadas e nós portugueses 

CUMPRIMO-NOS E, CONNOSCO, "ESTA DITOSA  PÁTRIA,   NOSSA  AMADA-PORTUGAL!

------

Comentário a este texto de um grande Português e militar de Abril que está na Diáspora-  Comandante Serafim Pinheiro:




Caro Coronel Andrade da Silva, João, Amigo, camarada, 

Ler teus alertas depois do gritante escrito do General Mariz Fernandes confirma meu pessimismo sobre o estado da Nação e das Forças Armadas, em particular, as quais, perante complacente atitude dos seus Chefes têm sido desprestigiadas e desarticuladas pelos políticos.

 O Sistema de Defesa Nacional carece de interregno politico para ser temporariamente gerido por um ministro militar que chame os "bois" pelos nomes e os ponha em ordem!!

A distância permite-me maior frieza e profundidade na reflexão. Infelizmente começo a perceber razão que impede a edição do "Livro Branco" sobre o que aconteceu desde o primeira reunião dos capitães até à extinção do Conselho da Revolução. Parece que a razão reside na falta de CORAGEM para conseguir alcançar a VITÓRIA. Assim, a VERDADE manter-se-á dispersa e filtrada nos milhares de páginas escritas avulso por quem foi ou pensou ser protagonista. Perante ausência de TESTEMUNHO de Abril as gerações vindouras serão levadas a culpar o MFA por todo o mal que experimentarem

. Ficará a LENDA...


Abraço fraterno

NOTA 

PÓS MORTE:

 Oportunidade matada pelo furação politico Leslie que assolou o pais na noite de 13/14 de Outubro 2018.. coisas







Sem comentários: