segunda-feira, 26 de novembro de 2018

25 NOVEMBRO 75 AS FFAA MERO PRETEXTO E INSTRUMENTO.





É QUASE IMPOSSÍVEL depois da mentira inculcada nas zonas mais profundas da consciência e do inconsciente repor o pensamento lógico e alguma verdade factual. 

Os crentes perdem o teste da realidade,  mas quando afirmam que os militares contra militares em 25 de Novembro 75 teve haver com a situação interna das forças armadas (FFAA) pergunto e respondam?

A manifestação da fonte luminosa do PS, PSD e CDS e afins foi por causas dos SUV, dos cabelos compridos dos Militares das Forças Armadas, então, o PS, PSD e CDS preocupavam-se com a situação das forças armadas?

Na entrevista de Mário Soares com Álvaro Cunhal, em que Mário Soares diz com toda a firmeza que o "reino do PCP" vai acabar  em  breve, foi ventilada alguma vez  que a indisciplina nos quartéis era a  causa fundamental do seu mau humor politico,  ou antes, a chamada nacionalização da Economia?

O PS,PSD, CDS. ELPS MRPP, EUA,  Alemanha e CIA mobilizaram-e para darem a tal vacina Kissinger a Portugal, por causa da tropa,  ou por causa da nacionalização da Banca, o controlo operário etc, etc?

Essa mesma gente, mais a CAP e os latifundiários  uniram esforços por causa da situação  no interior dos quartéis, ou por  causa da perda do poder dos latifundiários, a Revolução Agrária, por sinal constitucionalizada em 76?

Os bispos da Igreja Católica alguma vez se pronunciaram acerca da situação das FFAA, ou sim, contra o comunismo, o perigo  da Igreja católica ser perseguida, fechada pelo Estado Comunista ?

Quando, onde e como o PS, PSD e CDS disseram que o problema  crucial a resolver era  o  da disciplina militar, pelo contrário,  tudo o que disseram foi contra  a construção politica e económica  de um estado que consideravam a ALBANIZAÇÂO do país - uma ditadura comunista, dirigida por Álvaro Cunhal?

A situação militar era a questão lateral  nisto tudo, mas que favoreceu, por perda da unidade de comando, a perspectiva e os objectivos políticos capitalistas, nem questiono a sua legitimidade, do PS, PSD, CDS, criando a tese ou " metatese " que o PCP , antes da votação da Constituição em 76,  faria um golpe de Estado, apoiado por uma dada ala militar, bem identificada por Eanes e Vasco Lourenço- o fundamento essencial do 25 de Novembro. De acordo com esta tese -que conhecíamos -    o PCP nunca poderia, pela via dita revolucionaria, ganhar o poder, sem o apoio daqueles militares que  conotaram com o PCP. Militares que  verdadeira e generosamente   defendiam uma democracia mais avançada, em termos da igualdade, da justiça e do COMPORTAMENTO HONESTO , sem corrupção- simples, mas muito perigoso para os corruptos -  seriam julgados, condenados e efectivamente presos, o que,  não acontece neste estado muito doente.

 Com esta tese real ou alienada, mas sempre alienada em relação aos militares, por eles sinalizados,  aproveitaram o pretexto dos para-quedistas,  para eliminarem em 25 Novembro 75 o eventual braço armado  com base nas FFAA para aquele FUTURO GOLPE DO PCP, golpe  este, não presente naquela data. 

O 25 de Novembro 75 foi  para repor a legalidade capitalista, o mais são circunstâncias,  que como se diz na psicologia, são  facilitadoras para a melhor camuflagem  do seu objectivo estratégico- RECONQUISTAR O ESTADO CAPITALISTA.( dizem que o mesmo faz Balsonaro para repor o fascismo no Brasil ..coisas)...  Os militares  foram:  ou os instrumentos do  braço armado deste golpe- Eanes e os nove - ou os sacrificados desta estratégia, os supostos braço armado do PCP e esquerdistas. 

Da minha parte não fazia parte desse exército e não reconheço nos meus camaradas  militares, militantes arreigados da  perspectiva politica. social e histórica de uma qualquer ditadura, ou de  apoio a um golpe de qualquer partido- coisa nunca falada (era delegado Regional  do MFA)   e, por mim, nunca pensada, seria um pesadelo...  mas também tinha 26 anos e era um militar do terreno, ou seja, da resolução dos problemas concretos dos trabalhadores , no caso, alentejanos que em 1975, fizeram o que o povo da minha terra - a  Madeira- fez pelos idos do século XIX -   ir buscar as subsistências onde elas estavam: na Madeira nos armazéns, no Alentejo no cultivo das terras  logo..

Que as ideologias e os fanatismos não ceguem a história - revelar os factos é um acto de honestidade humana ,moral,  intelectual e de ser cidadão e Português.

andrade da silva



Sem comentários: