quarta-feira, 7 de novembro de 2018

UM JOGO POLITICO VERGONHOSO E PERIGOSO COM O EXÉRCITO.


PORTUGAL|
Tancos: É lamentável o jogo político em torno das nossas Forças Armadas
Costa diz estar em "total convergência" com o Presidente da República no repúdio sobre tentativas de partidarização e de envolvimento das Forças Armadas "em jogos de poder"...”
AS FORÇAS ARMADAS TÊM DE SE RECUSAR A SER UM INSTRUMENTO PARA SUBVERSÃO DO ESTADO DE DIREITO OU DO REGIME CONSTITUCIONAL.

EIA!
Mas este vergonhoso e execrável jogo politico com as Forças Armadas data, desde, pelo menos, o 28 de Maio de 1926 e com estes governos e gente anti-militar como o BE, que agora vem falar de nem sei quê, têm-se agravado por insuficiente investimento em defesa, desde, pelo menos, 1996/97
A desvalorização total do Exército por Salazar está na nomeação de Santos Costa para ministro do Exército, e por quase todas as promoções que fez terem sido de acordo com as boas informações da PIDE.
E este esquema politico de nomeações mais subtil, disfarçado manteve-se com as trágicas consequências que TANCOS veio pôr a nu, ou seja:
- GRANDE FALTA DE EFECTIVOS- (quase ) consentido pelo Exército.
- GRANDE FALTA DE MEIOS -(idem)
- DEFICIENTE RECRUTAMENTO, SELECÇÃO E CONDIÇÕES DE CARREIRAS SEMI-PROFISSIONAIS BREVES OU SEMI-LONGAS PARA OS MILITARES RV como entre outros o Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE) estudou e apresentou propostas. ( enviei para o gabinete do sr. !º Ministro uma lista de prioridades ( já postadas neste blog, que foi reenviada para o Ministro da defesa,vou enviar ao sr Chefe do Estafo Maior do Exército)
- GRANDE ABANDONO E DESESTRUTURAÇÃO DAS INFRA-ESTRUTURAS DE APOIO AOS MILITARES, COMO DESDE, PELO MENOS, 2913 ALGUNS TÊM REFERIDO
PROGRESSÃO NA CARREIRA DOS MILITARES DO QP INJUSTA, NÃO OBJECTIVA, COMO DESDE 1993 O CPAE REFERIU, QUE RESULTOU QUE, POR EXEMPLO, MUITOS OFICIAIS DE GRANDE VALOR TENHAM DEIXADO O EXÉRCITO.
E ETC ETC.
Neste quadro quem quisesse tramar este governo ou outros anteriores , isto é, CONSPIRAREM, não iludam as questões, para que fossem DEMITIDOS por questões partidárias e não de valorização ou respeito pelas forças armadas, poderiam ter planeado um golpe do tipo deste assalto a Tancos, que depois levou a uma vergonhosa telenovela que tem vários responsáveis.
MAS....
1- Quem executou, planeou e ou ordenou o assalto e com que objectivos?
2- Os militares e ,ou os políticos que permitiram esta desagregação do Exército ( e no campo politico o BE sempre defendeu uma menor despesa com as forças armadas.logo CALE-SE!) que responsabilidades TÊM?
3- Quanto à telenovela policial são responsáveis todos os que quiseram encobrir os factos para negarem as responsabilidades dos militares e políticos ou outras dimensões neste grave facto,e, assim , revelaram um total desrespeito pelo estado de direito , as leis, a justiça, a verdade e sem ética e moralidade agiram de um modo inqualificável e primário, o que, no caso provável da conspiração para derrubar este governo era sabido que de um ponto de vista da compulsão esquizofrénica (pura perspectiva psicológica que já referi) de apresentarem-se como os mais perfeitos, este Governo ou alguns militares iam seguir o guião que corre, por força das motivações , ou ignorâncias e vaidades ; ou dirigidos comandados para estes objectivos???
Conclusão:
Que se apure :
As causas e o que nos levou a este estado de coisas..
Quem roubou e para quê?
Quem encobriu e porquê -estes podem ter escorregado na casca de banana, ou seja, tudo isto ESTÁ OU NÃO ENVOLVIDO NUMA CONSPIRAÇÃO PARTIDÁRIA PARA DERRUBAR ESTE GOVERNO, OU MESMO NUMA MAIS AMPLA PARA DERRUBAR O REGIME???
AS FORÇAS ARMADAS TÊM DE SE RECUSAR A SER UM INSTRUMENTO PARA SUBVERSÃO DO ESTADO DE DIREITO OU DO REGIME CONSTITUCIONAL.
Neste quadro não parece que o sr. PR e o Governo tenham nomeado o Ministro que a Defesa exigia para esta ocasião que deveria ter sido um GRÃO- CAPITÃO. Não o ter feito cometeu um grave erro -( também alertei but... ) FATAL???.
O desfecho ao nível,do Exército dependerá da coragem, inteligência do novo CEME e da sua equipa.
FORÇAS ARMADAS !
PORTUGAL!
andrade da silva

Martim Moniz um Grão-Capitão

Sem comentários: