terça-feira, 15 de janeiro de 2019

"SOBRE DADAS PROFECIAS DA 4º REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - DE QUASE FIM DO MUNDO???





Não sei se estas profecias pecarão por excesso, ou defeito, mas têm, de um modo geral, uma grande ocultação que é a da governação do mundo pela inteligência artificial.
Até agora todas as barbaridades, guerras de Bush, Blair,Trump, Putin ou outros exigiram a intervenção de humanos. De futuro a inteligência artificial pode pura e simplesmente decidir que para um dado equilíbrio estratégico tem de ser eliminada a cidade, população Y.
Também se fala de que tudo será mais barato, mas se houver desemprego massivo, será mais barato para quem?
Certo é que, desde 1950, os sociólogos previam que já nesta altura
se devia viver numa sociedade organizada para os tempos livres, as industrias do lazer.

Devo dizer que pelos idos de 2007/ 2008 estive num projecto político, que abortou, com o prof. Leston Bandeira, Eduardo Milheiro, Alexandre Pinho etc., em que se fazia um grande desenvolvimento teórico-prático sobre a necessidade de nos voltarmos em força para a economia social.
É, historicamente, por demais evidente, que a educação vai sempre muito atrasada em relação às revoluções tecnológicas e, consequentemente, para 2020, e por aí fora, segundo o paradigma tradicional não há resposta actual do sistema educacional, quiçá, nem para 2030, e, obviamente, que a situação poderá ser dramática, se não houver a revolução social e civilizacional.
Nestas profecias ignora-se que por guerras e mudanças climatéricas há muitos milhões de deslocados / refugiados.
Algumas profecias, previsões, obedecem a um paradigma formatado do pensamento dos ditos sábios preocupados com o estado do Mundo que fazem os diagnósticos, os prognósticos, e depois esquecem-se da terapêutica e, como é sabido, sem tratamento o DOENTE cancerígeno "dará ao pernil."
Em muitas destas antecipações do futuro, falta abordar a natureza do poder que dominará toda esta panóplia de instrumentos que nos despem por completo, e nos podem comandar subliminarmente.
A Inteligência Artificial e a tecnologia avançam exponencialmente, mas o pensamento politico, a sabedoria social estão bastante congeladas, e virão a ser provavelmente dominadas
por uma máquina com um algoritmo qualquer.

A luta social e politica é URGENTE, IMPERATIVA, mas como se vai fazer, ou pode , se o Mundo é dominado pelas discussões dos partidos, e dos donos disto tudo, que, como redes de interesses e de gentes sem formação moral ou civilizacional, assaltaram os poderes, e só discutem por causa de tostões, ou travam a luta selvagem para abocanharem mais um pedaço das nossas carnes?????
Contudo, desde há mais de 50, ou 60 anos que se precisa de um bom pensador global que além de ter razão, ser sábio, tenha um grande número, um imenso número, de pessoas que acreditem na sua ciência, como Durkheim dizia: não basta estar cientificamenta certa para ser dada razão à ciência, é preciso que também se acredite.
O que se diz em muitas profecias?? é importante, é assustador, são do tipo das de bandarra pós- modernas, mas envia a questão para outra instância muito mais importante - para os sábios maiores, gente de Futuro e visão, e, nós somos tão pequenos, but... se nos multiplicarmos e com um foco certo - O FUTURO, talvez. possamos ser, um tudo nada, astérix ou viriatos, but...coisas. ?????."

Andrade da Silva

Postado em: https://www.facebook.com/associacao.salgueiro.maia/ da  Associação Salgueiro Maia: somos todos capitães.. quem quiser vem  ( Salgueiro Maia)

Sugere-se a leitura da obra: vinte e uma lição para o século XXI https://www.fnac.pt/21-Licoes-Para-o-Seculo-XXI.../a3158116

Sem comentários: