domingo, 13 de janeiro de 2019

NOITE LUMINOSA,HUMANA 11 JANEIRO 2019



Ontem foi o dia de aniversário da Academia Militar. Centenas de camaradas encontramo-nos num jantar para comermos a tradicional carne amarela -o prato tradicional da AM, um género de carne à Brás ??? -a malta gosta... estava um pouco fria, mas a conversa era quente, a amizade maior e o viva ao RE-NASCIMENTO da AM, ainda mais forte. Brilhante!



Falamos dos que já partiram, das praxes - ai aquele ia "comendo" com os caixotes da ordem pela "mona" abaixo-  e dos nossos heróis.




       E assim iria a mala da ordem




Pela primeira vez, falaram comigo  de Salgueiro Maia.  Alguns camaradas esperam o nascimento da Associação Salgueiro Maia - que nasça e seja venturosa. O seu  nome desde o dia 8 de Dezembro é evocado todos os dias por alguns portugueses -um feito!


No cumprimento pessoal que o Sr. General Chefe do Estado Maior  nos fez, aproveitei para lhe falar dos nossos heróis e das situações inacreditáveis que tiveram de enfrentar e vencer:


O 2ºBIAT (para- quedista na Bósnia) os primeiros que tomarem parte nas Forças Nacionais Destacadas (FND) . Disse o senhor general que hoje a preparação e os equipamentos são mais adequados. Ainda bem! O meu camarada General Chaves Gonçalves também aludiu que generais estrangeiros consideraram que poucas tropas euro-americanas cumpririam, naquelas condições,  aquela missão. Que não se esqueça este feito, enquanto estão vivos.. coisas... depois... MY GOD!...

                         Bósnia 1998


Falei da passagem à reserva dos ultrapassados por duas vezes-  um disparate Referiu que era a regra do EMFAR.  EMFAR que está errado  tecnicamente, e  é injusto.


Falei ainda de que um advogado militar me referiu, que haveria   uma tensão com significado no Exército, por causa das ultrapassagens muito questionáveis nas antiguidades.  Alguns camaradas falaram-me em haver expectativas negativas, mas não reclamações... o pessoal aguenta...


E, ainda, de alguns temas da cultura organizacional que não se alteram por decreto, mas por acções ao nível da mudança daquela estrutura organizacional, em que   a acção informal sistemática desempenha um papel motor- motor de explosão



Registo a atenção  que o Sr. General me  dispensou, num contexto muito pouco dado a esta troca de impressões. Bem- haja!


Revi outros grandes camaradas.Vi jovens, tão jovens, como o ano passado, um dado tenente de artilharia até pareceu-me que nem tinha saído do lugar, nem mudado nada o bigode- tal e qual como no  ano passado. Disse-lhe logo que não ia repetir a história dos tenentes  do 25 de Abril 74. Reconheceu-me, não sei se ainda recorda a história, e o que lhe disse sobre os neurónios dos artilheiros.


Falamos de máfias instaladas imbatíveis. Vi e sublinhei a felicidade contagiante de alguns camaradas. Lá encontrei o engenheiro chefe do  meu compartimento- o nº 13. e recordamos os camaradas que já partiram: o Miranda- fazia contas de cabeça a sonhar e dava-nos cabo do sono; e o Angeja, ai aquele armário- presunto , roupa , botas e livros, que salada! O  meu bom camarada comoveu-se. Um grande Homem!Aquele abraço...

    Miranda à direita na foto (eu estava preso na Trafaria)

Soube que o meu camarada RB não estará muito bem. Contei que ele e eu fomos ambos comprar a obra " PORTUGAL E O FUTURO" de Spinola, em Vendas Novas, logo que a obra lá chegou. Concordávamos com o seu conteúdo. Éramos jovens tenentes. 

Também há uns que não me "topam" mesmo nada... coisas.. não contam mesmo nada, e eu para eles idem, idem, aspas, aspas, espero que depois vão para uma galáxia diferente da minha... but.... coisas...

VIVA A CAMARADAGEM HONESTA E LEAL!

asilva

PS: Ainda falamos das aulas de judo e daquele grito terrível, que nos electrizou, do mister   Kobayashi ao nosso camarada Luís Araújo. My god! ainda o oiço.  E sempre lembramos o nosso camarada Ferreira da Silva -já partiu - um homem do tamanho do Cosmos.

Actualização 13 Janeiro: Queremos desejamos e  batemo-nos para que os helicópteros e todos os demais  sejam em quantidade e qualidade suficiente junto dos militares que cumprem a sua missão na República Centro Africana,e  que as noticias que correm por cá não sejam verdadeiras.  Não vos esquecemos. 

Sem comentários: