sábado, 23 de maio de 2020

O HOSPITAL DE BELÉM NESTAS HORAS CRUCIAIS






O HOSPITAL DE BELÉM NESTAS HORAS CRUCIAIS PARA PORTUGAL, A EUROPA E A HUMANIDADE


A posição da Associação Salgueiro Maia (ASM), sobre a futura utilização do antigo hospital militar de Belém de que não de fará, de momento, a história deste processo, limita-se a referir os direitos a salvaguardar e a requerer uma SOLUÇÃO NACIONAL AO SERVIÇO DE TODOS OS PORTUGUESES, nestes termos:

1. O Hospital Militar de Belém devia ter sido entregue, durante 2019, à Câmara Municipal de Lisboa, e deveria constituir-se como a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) Salgueiro Maia, para servir a população portuguesa e, pela ação da ASM, os combatentes das guerras de África e futuramente das Missões de Paz das Forças Nacionais Destacadas.
2. A decisão da UCCI foi aceite POR TODOS, e se não fora a pandemia do COVID 19 e a burocracia paralisante da Direção Geral do Tesouro e Finanças/Património das Finanças do Ministério das Finanças a UCCI Salgueiro Maia já teria nascido.
3. Neste processo o Ministério da Defesa Nacional (MDN), em nome do Estado Português, comprometeu-se a disponibilizar, através de protocolo, a celebrar com a Câmara Municipal de Lisboa, o edifício do hospital de Belém para a constituição de uma tão necessária à população, UCCI, para fazer parte da rede nacional de cuidados continuados integrados, com gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, todos expectantes e interessados na realização atempada, o que não está a acontecer dos respetivos protocolos onde, ficaria também protocolado uma dada percentagem de acessos para os combatentes militares.
4. Com a pandemia surgiram em hipótese, a possibilidade de outras decisões, quanto ao que fazer com o antigo hospital de Belém e, neste novo contexto, a ASM defende o interesse Nacional, sem prejudicar o dos cidadãos e combatentes que iam beneficiar com a UCCI Salgueiro Maia, o que é também um objetivo Nacional, um direito da população e dos antigos combatentes, direitos que não podem ser violados.
5. Nestes termos a ASM deu a conhecer ao Exmo Sr. 1° Ministro que a decisão sobre o hospital de Belém deve ser a que melhor acautele o Interesse Nacional, e se nesta circunstância, esse interesse, for um hospital ou laboratório, pelas razões acima expostas e, como uma EMERGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, a antiga casa de saúde militar da Estrela deve ser IMEDIATAMENTE - UM IMPERATIVO PATRIÓTICO - REVERTIDA para a tutela do MDN, donde nunca devia ter saído, este ato é gestão ODIOSA -INSUSTENTÁVEL. Esta reversibilidade é uma exigência do Estado de Direito, da Moralidade, da Dignidade e do Respeito absoluto aos portugueses e à Instituição Militar conceitos usados com o seu significo exacto - para se formar a UCCI-Salgueiro Maia.
No atual contexto dramático mas mantendo a serenidade de Salgueiro Maia e visão do FUTURO, confiamos que o Exmo Sr. Ministro da Defesa e o Estado Português Honrarão a Constituição e os direitos dos cidadãos e dos combatentes. E, assim, nos subscrevermos com a consciência de capitães e a coragem serena do Capitão Salgueiro Maia.

COM HONRA CUMPRIMOS.

... somos todos capitães…
A DIREÇÃO E CORPOS SOCIAIS DA ASM

Sem comentários: