quarta-feira, 18 de maio de 2022

05 - POEMÁRIO * Dos ventos e de mim...

 

CANTO REVELADO
.
Dos ventos e de mim...



Para
Comandante Serafim Pinheiro,
Capitão de Abril



Sopra forte o vento Norte.
Quer ser vento dominante,
logo mais rijo e mais forte
que um qualquer de outro quadrante.


Que sopre vento Levante,
de Norte, Oeste ou Suão...
Qualquer vento é dominante,
se p´ra mim for de feição.


Que o timoneiro defina
a rota da sua opção...
E logo vai à bolina
ou com vento de feição.


Eu domei rodas de leme
no sonho das caravelas;
perde-se quem teme ou treme
ante escolhos e procelas...


Sou o mesmo marinheiro,
o mesmo filho do mar
que fez dum qualquer veleiro
a aventura de chegar.


Dobrei os Cabos dos medos:
Bojador e das Tormentas!
E desvendei os segredos
que são trofeus que hoje ostentas.


Fui até ao fim do mundo!
Ninguém assim navegara...
E se maior fora o mundo,
também mais longe eu chegara...



José-Augusto de Carvalho
Alentejo, 9 de Maio de 2022.

Sem comentários: