CARAS CIDADÃS E CIDADÃOS
JUVENTUDE DE PORTUGAL
QUERIDOS JOVENS
Quero em nome de Abril vos saudar e desejar que esta noite de festa e comemoração tenha a força da alegria que os jovens soldados, sargentos e oficiais que fizeram o 25 de Abril de 74 sentiram nesta mesma noite há 35 anos. Noite escura, mas cheia de luz moral e de história; noite fria, mas bela; noite silenciosa, mas cheia de canto e encanto.
Queridos jovens
A coluna Militar da Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, coluna forte militarmente, mas sobretudo nas convicções dos jovens que a compunham, sabiam que com a sua acção iam dar um Novo Portugal, a Portugal, e, isto, é a maior alegria e o maior feito para um Português.
Passados 35 anos sabemos que valeu a pena. Demos um Novo Portugal a Portugal, restituimos Portugal dos Portugueses e ao Mundo demos Novos países independentes.
Todos sabemos que tudo isto tem tido para alguns, sobretudo para alguns dos nossos irmãos africanos, um preço elevado, mas o 25 de Abril não quis, nem foi o motivo essencial de tão grave sofrimento, este, deve-se mais a erros acumulados durante séculos, e, sobretudo, ao regime de Salazar / Marcelo Caetano que impediu o desenvolvimento de Portugal e uma descolonização justa para todos, em devido tempo, antes do inicio da guerra colonial, ou seja, antes de 1960.
Cidadãs, Cidadãos, Juventude
Continuamos a precisar de construir o Novo Portugal, o Portugal do emprego com qualidade para todos, o Portugal de todos os Portugueses, O Portugal da Justiça Social, O Portugal do Mérito, o Portugal das escolas e dos hospitais com adequada eficácia, o Portugal que garanta a segurança aos idosos e nas ruas, para pudermos desfrutar das nossas cidades, o Portugal que dê perspectivas a vocês, jovens, numa palavra, definitivamente, o Portugal que merecemos, que o 25 de Abril pretendeu construir, e que ainda está muito longe de ser uma realidade, e será sempre uma obra para continuar.
Caros Jovens
Como Pai e madeirense sei quanto gostais da festa, da conversa, do passeio do namoro, dos computadores, dos telemóveis de última geração, dos plasmas e de todo esse mundo fantástico da música da informática, mas também sei que sois sempre generosos, e que temos é de contar todos convosco, o que nem sempre tem acontecido.
Cidadãs e Cidadãos
Juventude de Almada
Creio com a mesma força de há 35 anos, quando no Pragal vi o Povo de Almada com o Movimento das Forças Armadas que todos: os mais velhos e os mais jovens deste concelho, deste concelho sem medo, nunca deixarão de batalhar, de fazer o que deve ser feito, pela Justiça social, pela Liberdade e para combater a corrupção, os vencimentos imorais de gestores que levam os bancos e as empresas à falência e as transferência de fundos do orçamento do estado para a protecção das grandes fortunas.
Cidadãs e cidadãos
Caros Jovens
Todos sabemos que há um descrédito na política, sabemos que muitos jovens fogem da política, como gato escaldado de água quente. Todavia é preciso e, digo-o, claramente a ti jovem que me ouves, aos teus pais e avós que é preciso trazer todos e, particularmente, a ti, jovem, à política, porque é através desta que se define a sorte ou a “dessorte” da nossa vida colectiva, o nosso futuro.
Juventude de Almada
Se a alguém interessa de um modo particular o Futuro é a vocês, portanto, é tempo de compreenderdes que para que a gesta do 25 de Abril, dos vossos pais e avós que nos apoiaram no Pragal e nos vitoriaram na ruas de Almada, não se perca, é absolutamente imperativo que olheis a sociedade, Portugal, Almada, e penseis no que podeis e deveis fazer para que Portugal seja mais de todos nós e Almada a vossa sempre querida e bem amada cidade.
Cidadãs e cidadãos
Jovens de hoje
A grande Vitória do 25 de Abril é esta possibilidade de cada um de nós e todos, em conjunto, construirmos o Futuro de Justiça, Paz e desenvolvimento.
Como cidadão que em 25 de Abril, era um jovem de 25 anos, incito-vos , a vós jovens de hoje, a sem deixardes de serdes alegres e de se divertirem que estudem, trabalhem com mérito, e continuem, através da intervenção cívica e política e do voto a construírem o Portugal democrático.
A sociedade portuguesa tem alguns sintomas de doença, como a corrupção, alguma falta de justiça e solidariedade, mas se nós quisermos, se os jovens se unirem aos mais velhos e toda a gente defender a liberdade, o comportamento honesto, e fizermos através da intervenção cidadã e politica o que deve ser feito, nomeadamente, votando, podemos tratar e erradicar estas doenças, e porque creio que somos capazes de o fazer e vamos conseguir digo convosco:
VIVA O POVO DE ALMADA!
VIVAM OS JOVENS DE ALMADA!
VIVA O 25 DE ABRIL!
VIVA PORTUGAL!
andrade da silva
Sem comentários:
Enviar um comentário