quarta-feira, 5 de outubro de 2016

5 de OUTUBRO 2016!


VIVAM OS ARAUTOS DA MUDANÇA NA PSICOLOGIA EM PORTUGAL,VIVAM!

Mas antes uma grande saudação aos heroicos REVOLUCIONÀRIOS do 5 de Outubro de 1910: Generosos e valentes, e como sempre POVO E MILITARES. PRESENTE!




EIA:

UMA PSICOLOGIA NA ORDEM DO DIA DO POVO PORTUGUÊS

É preciso mudar, mudando. Uma Ordem de psicólogos que ponha a psicologia na ordem do dia da população: nas escolas, contra a violência juvenil e doméstica, nos namoros de risco em termos de violência, contra o assédio moral nas empresas, contra a depressão por causa da opressão social.
Na Ordem dos psicólogos e na ordem do dia de Portugal SIM à prática da Psicologia dos ciclo de vida.

andrade da silva, licenciado em psicologia ( clinica)

                                              Lançamento candidatura

PSICOLOGIA PLURAL

Maria Jose Vera
·
Este foi um momento especial. Reuniram se em volta do Professor Doutor Victor Moita hoje, na Terra dos Sonhos, em Lisboa, várias gerações de psicólogos que, em nome de uma causa, a da sua candidatura a bastonário da Ordem dos Psicólogos, OPP, se reuniram numa atmosfera de entusiasmo e calor humano.

Da minha parte, para além da identificação com a causa que me leva a integrar agora a lista do Professor, acresce o reconhecimento que tenho por ele que me obriga a partilhar algo sobre ele.

O Professor Victor Moita é alguém que conheço desde há cerca de trinta anos, lutando pela divulgação, implementação e reconhecimento da psicologia em Portugal. Homem profundamente trabalhador e honesto, dedicou a vida ao ensino superior e científico, participou na formação dos psicólogos em instituições como o ISPA, fundou sociedades científicas como a de Rorschach e Métodos Projetivos, abriu caminho à consulta da especialidade em psicologia na saúde, como a do Hospital Dona Estefânia, lutou pela classe profissional no então Sindicato dos Psicólogos... Destas todas sou testemunha privilegiada pois me encontrei nelas a seu lado, mas elas representam uma gota de água no seu currículo.

A pluralidade sempre fez parte do seu espírito, dialogando, interagindo e fomentando o diálogo com as outras áreas da psicologia. É justo que se denomina Plural a lista por que se candidata.

Numa época em que poucos tinham acesso ao doutoramento, ele foi para Paris em condições economicamente deveras muito difíceis, estudar, graduar-se e trazer para o seu país o fruto do seu título e estudos.

É este o espírito lutador, complementado pela honestidade, rigor científicos e disponibilidade para com causas sociais e da classe que sempre o assistiu e assiste.

Sem comentários: