segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CAMINHOS DE ABRIL E NÃO DE NOVEMBRO, SÃO, SEMPRE, A SOLUÇÃO.






“VERDADES QUE OS.... QUEREM ENTERRADAS  E AOS SEUS PROTAGONISTAS.MAS ALGUNS ESTÃO DE PÉ, LUTAM E LUTARÃO CONTRA MENTIRAS E ENCENAÇÕES, SEMPRE!”

Naturalmente que, como também dizia, em 1975 e depois em 76, como consta do meu diário de prisão, tinha 26 anos de idade ,havia muita coisa a corrigir na Revolução de Abril, dentro de Abril.

Houve necessidade de uma liderança Politica-Militar e de um projecto assente na aliança Povo-MFA que não existiu, e não tinha de ser mediado por nenhum partido, aliás. segundo o Dinis de Almeida, ele terá defendido a formação de um partido com a matriz do MFA em 1975. Outros militares e eu com civis, de cujo grupo fazia parte o presidente da Câmara de Barrancos ,o antigo Alferes Guerra, tentamos em 1977 , lançar um partido. Fizemos reuniões na Casa do Alentejo.

Neste grupo acompanharam-nos inicialmente militantes do PCP e dos sindicatos, e foi exactamente pela desistência destes militantes, se mais nada não viesse a acontecer, que este projecto morreu. Penso que foi um erro trágico não se ter constituído uma força politica a partir da Aliança Povo -MFA, logo ,em 1975, e, também o fracasso do empreendimento em 1977 com capacidade de congregar votantes do PCP, UDP, MDP/CDE , PS e da esquerda revolucionária numa força que somaria, provavelmente, mais votantes que o PCP, UDP . MDP/CDE e outros partidos isolados., podendo vir a ser a força motriz de um outro Futuro.

Naturalmente, que sabemos quais os simpatizantes ou militantes do PCP que fizeram implodir este projecto, para alguns a sua opção pela militância no PCP foi em termos pessoais a correcta, fizeram e têm uma longa carreira no PCP e no sindicalismo coroada de grandes êxitos pessoais. Todavia se fizeram a melhor opção para o país não sei, apesar de todo o valor do PCP, julgo que em termos eleitorais estes empreendimentos teriam tido melhor desempenho, fica por provar, but...

Se o MFA em 75 tivesse avançado como uma força partidária, nas eleições do 25 de Abril 75, seria o grande vencedor. Mais do que nós ninguém falou em Socialismo, beneficiando, por associação de ideias, o PS . Foi a oportunidade perdida de se ter feito diferente a Revolução ,e se ter chegado a uma democracia que só poderia ser mais justa e limpa que a actual .... coisas....

andrade da silva


PS:
Quando num programa de TV, com Mário Soares, posto ontem no ar, se diz que pós 25 de Novembro 75, não houve caça às Bruxas é MENTIRA. Sendo um golpe supostamente do PCP( ????).segundo eles, nas Forças Armadas, prenderam e demitiram dezenas de militares de Abril, o que, empurrou um de certeza ( acompanhei-o) e, talvez, mesmo  dois, para o suicídio.

O capitão Martins ia sendo fuzilado em Angola por ser considerado amigo de Nito Alves. Eu fui mandado para a Madeira para ser MORTO, depois de me colocarem o rótulo de comunista e de ter morto latifundiários, que podia quererem, quando os supostos comunistas saiam de lá, como Paquete de Oliveira, vou para lá, ,para quê? Desembarco em 23 Março 76, depois de me ter recusado a embarcar por duas vezes, do que dei conhecimento ao Vasco Lourenço, só embarco à 3ª tentativa , depois de ter recebido directa e pessoalmente essa ordem do General Eanes, Chefe o Estado maior do Exército ( tenho o diário destas peripécias vergonhosas, INACREDITÁVEIS contra um jovem, por causa da Reforma Agrária) a 27 Março sou ameaçado de morte pelo suposto chefe dos bombistas Firmino, do que dou conhecimento, em exposição escrita, ao sr. General Azeredo -nada pode fazer contra isso, diz-me. A 18 de Abril 76 sou cercado pelo Gang os diabos à solta, uns 10,15 indivíduos perigosos e conhecidos da policia pelos seus crimes, para me lincharem, uso no limite a pistola que o Dinis de Almeida me deu, prevendo este desfecho .Resultado não me deixo matar, ajo em legitima defesa mas um juiz FASCISTA condena-me a 20 meses de prisão que cumpro na prisão da Trafaria etc etc.

Mas porque se calam quase todos, com Medo que os espíritos e os seus fantasmas nos persigam?
Mesmo do Cosmos Mário Soares intimida eia a sua Vitória Absoluta????????





PENSANDO EM ALTERNATIVAS 1977, Casa do Alentejo

2 comentários:

Serafim Silveira Pinheiro disse...

Caro Amigo João Andrade da Silva,
Claro que é mentira. Depois do 25 de Novembro começou uma época de caça que durou anos. Na Marinha os caçadores eram conhecidos como "o grupo dos 80". Só passados anos deixaram de caçar...

Depois, com o célebre e polémico programa de revisão de carreiras tudo passou ao esquecimento. Assim, compreendo o silêncio, os silêncios...

Meu Coronel, estou longe, envelhecido e cansado mas ainda consigo perceber a razão porque os silenciosos embarcaram na caravana e não se importam com os poucos "cães que ladram". Assim,fazem por passar em silèncio por Setembros Novembros e Marços e em cada Abril provocar algum ruído com protagonistas escolhidos para a circunstância.
Abraço camarada,
Serafim

Anónimo disse...

Eu que me considero "Capitão de Abril" e tb "Capitão de Novembro" (apesar de já ser Major nesta data) acho que é bem definidora do PREC, uma sextilha do grande poeta José Caniné:

DE BOCA CHEIA DE ABRIL
ANDAM SEMPRE OS MESMO MIL
ERGUENDO ALTO A SUA VOZ;
MAS AOS MAIS JOVENS EU LEMBRO,
QUE SE NÃO FOSSE O NOVEMBRO,
AI DO ABRIL... E AI DE NÓS!

Esta sextilha foi feita por este Coronel Poeta por sugestão minha...

Manuel Bernardo