
ALERTA!
“ Há por aí muito, muito mesmo, falso paladino da defesa da Liberdade: uns operam à luz do dia com belos discursos em sua defesa e outros ocultos, mas entre todos há uma Santa Aliança de silêncio e cumplicidade, para serem os coveiros da democracia liberta e livre”.
Face ao ataque massivo e total da direita e da extrema-direita na conquista de todos os órgãos da comunicação social, através do seu poder económico, que lhes permite comprar todos os órgãos até, o do mais pequeno e ignoto lugar de Portugal, para publicitar o que bem entender, como até os anúncios da TV paulatinamente referem, o que faz a esquerda?
Em termos estratégicos a esquerda deveria ter antecipado respostas, e no mínimo, em termos tácticos defensivos, o que, é sempre uma desvantagem, devia responder aos avanços da direita, mas o que faz?
Sem estratégia e sem táctica morre, e deixa-se apanhar pelas curvas e contra-curvas que o PS e o governo tecem. Penso que alguns gostariam do regresso aos tempos heróicos das lutas cruentas, só que, a disponibilidade para o sacrifício transcendental, hoje, é menos intensa. A burguesia esmagadoramente quer é conversa fiada de protesto, e uma parte do povo vive alienada pelas telenovelas e vitórias do Benfica, e o resto que se lixe.
O problema da liberdade de expressão não toca de um modo grave e universal a todos. Muitos eleitores estão-se nas tintas para esta questão, e mesmo a quem o assunto interessa, parece não ver que as trapalhadas, omissões na legislação em defesa da pluralidade de opiniões e cumplicidades do governo e do PS, em cujo seio, como em muitos outros partidos, também há muito inimigo da liberdade de expressão para o pensamento divergente, leva a que a direita e a extrema –direita, sem sujarem as mãos, estejam a fazer a maior concentração de compra dos órgãos da comunicação social, para obtido este monopólio darem a machadada completa na liberdade de expressão.
O sucesso deste esquema, obviamente, que se deve à falta de convicções nesta área por muita gente do PS, o que, não permitiu a constituição de órgãos democráticos para a supervisão do pluralismo na informação, enquanto serviço público, e também não encontrou eco ao nível de alguma esquerda que constituiu núcleos duros neste ou naquele órgão de informação, de que o jornal Público é um exemplo, e, consequentemente, sentiu-se protegida, por ora, neste pântano.
Sem nenhuma estratégia à esquerda, com as trapalhadas do PS e com a moleza de alguma esquerda comodamente instalada neste ou naquele órgão, naturalmente que, assim, a direita e a extrema-direita se vão instalar na Comunicação Social e em S. Bento e mesmo em Belém.
Em Portugal, como na América, as pessoas só poderiam mudar a sua posição conservadora, se à esquerda alguém protagonizasse um verdadeiro sentido de mudança, como isso, pode não acontecer, as pessoas poderão optar pela segurança que a direita inspira, como, aliás, tem acontecido na Europa, e, já agora, no Chile.
A esquerda tem de reinventar o Futuro e, sobretudo MEXER-SE, DEIXAR A RETÓRICA TÃO COMUM, DESDE SEMPRE, À BURGUESIA, QUE QUANTO MAIS DECADENTE ESTÁ, MAIS SE ATOLA NA PANTONICE, NA RETÓRICA E NOS JOGOS PALACIANOS, QUANDO O TEMPO É DE DEFINIR ESTRATÉGIAS E TÁCTICAS DE ACÇÃO E MOBILIZAÇÃO QUE CONTEM COM O POVO - OS PLEBEUS .
Há quem diga que já não há plebeus, ou que ninguém se sente como tal, mas na realidade o que mais existe, são plebeus e servos, basta andar nas ruas e nos transportes públicos para os topar, mesmo desgraçados, então , o que faz falta?
Se eles dizem e imaginam-se outra gente, é porque estão anestesiados, condicionados, ora, se se LIBERTAREM DO EFEITO REACCIONÁRIO E VIL QUE OS SUBJUGA compreenderão a sua miserável situação, e lutarão para serem de facto, realmente, cidadãos com igualdade de direitos, face a igual mérito, situação que está muito longe de acontecer.
PORTANTO, É PRECISO NOVAMEMTE AVISAR A MALTA E AGIR, MEXER-SE. DEIXAR A RETÓRICA. MOBILIZAR O POVO COM NOVOS AGENTES, NOVOS DISCURSOS, NOVAS PRÁTICAS, COERENTES, TRANSPARENTES, GENUÍNAS, VERDADEIRAS, E ACABAR DE VEZ COM O COMPORTAMENTO MANHOSO, MANIPULADOR, MENTIROSO, PÓS –REVOLUCIONÁRIO, PROTO-TOTALITÁRIO, DE DIZER UMA COISA, E NO QUOTIDIANO SER TÃO MALANDRO, COMO OS DEMAIS, TORNANDO TUDO ISTO NUMA POCILGA, O QUE PODE LEVAR A QUE MUITOS DOS 50% DE ELEITORES QUE SE ABSTÊM O FAÇAM, POR SE RECUSAREM A PARTICIPAR NESTE TEATRO DE MARIONETAS.
A visão negativa de que a politica é porca, deve-se a milhares de comportamentos errados praticados de norte a sul do país, por cidadãos eleitos que depois são protegidos pelas trituradoras máquinas partidárias que eticamente deviam pugnar pelo comportamento justo e honesto dos seus membros eleitos, e, pelo contrário, por conveniência eleitoralista ou outras os protegem.
AVISEMOS A MALTA, E SOBRETUDO AVISEMOS QUE A PROMOÇÃO DE MESSIAS A LÍDER NO PSD É UM GRANDE GOLPE DA DIREITA E EXTREMA-DIREITA NESTA GRANDE JOGADA, OU SEJA, OS QUE SÃO PROMOVIDOS A PALADINOS DA DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, PODEM CONDUZIR-NOS DA ASFIXIA DEMOCRÁTICA, À MORTE DA DEMOCRACIA.
MAS O QUE PODE VALER MAIS, A ASFIXIA DEMOCRÁTICA, OU A MORTE DA DEMOCRACIA? SE A DEMOCRACIA, PARA O SER, SÓ PODE SER LIVRE?
Com Lideranças à altura da Emergência Nacional que se vive, o POVO DARÁ O SEU CONTRIBUTO PARA A VITÓRIA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE.
andrade da silva