terça-feira, 7 de setembro de 2010

CONTRA-CONTRAREVOLUÇÃO ALERTA N+16 ( PRÉ-FINAIS)






UNI-VOS RICOS E PODEROSOS E SEREIS SUPER EFICAZES!....





Todos juntos: ricos, poderosos e exploradores, sereis melhores, muito melhores, no esmagamento dos que querem mais justiça social, menos corrupção, mais emprego, mais dignidade para a vida, desde o nascimento até à morte, ou seja, o que, reivindica 30 a 40% da população, ou, dito de outro modo, cerca de 4 milhões de portugueses, muitos dos quais engrossam o número de 50% dos concidadãos que se abstêm de votar. Dado muito importante, quanto descurado.

Mas qual o sentido que faz falar dos pobres, dos idosos, das crianças e dos desvalidos, ou pelo Natal, ou nos períodos eleitorais?

Obviamente nenhum, no que à politica diz respeito, se a regra não fosse o cinismo e a hipocrisia. Mas o ritual cumpre-se, sempre, com o mesmo efeito previsível. O espantosamente falso ganha sempre: a memória é curta, a alienação e a intoxicação informativa são máximas.

O espantosamente falso atrai multidões que têm medo da verdade, sentem-se inseguras perante a mudança e crêem que precisam do jugo e da protecção dos poderosos. Foi-lhes incutido e, continua a ser, que só os ricos e poderosos são capazes de dirigir a coisa pública. Infelizmente estas pessoas não compreendem que aqueles poderosos usam os governos, para colocarem ao seu serviço os bens públicos que são propriedade da res publica, isto é, de todos nós, e que nenhum governo que exerce o poder conjunturalmente os poderiam desbaratar, através das privatizações, como se aqueles bens públicos fossem propriedade de 1 a 10% da população, e os governos, os administradores, destes poderosos.

Se não for possível libertar a grande parte dos portugueses desta letargia, alienada e alienante, produto de um processo de estado de coma induzido da auto- consciência e da consciência colectiva, acontecerá que, quando se acordar deste pesadelo, a direita, à voz do Sr. Presidente da República, estará reunida no ambiente-plasma do PS e PSD. Sócios total e completamente preparados para imporem o modelo do capitalismo selvagem, ou seja, tudo para 1% dos capitalistas, bastante para os seus 9% de capatazes e testas de ferro, alguma coisa para outros 20% e pouco ou nada para os demais que são considerados os seus verdadeiros inimigos de classe. Nesta guerra os poderosos usam a estratégia preventiva de Bush - tudo para os amigos, nada para os adversários e,ou inimigos, internos e externos.

Mas será possível sair deste buraco e mudar o rumo e a estratégia destas politicas?

Seria desejável e mesmo imperativo que sim, mas se a direita altera a sua estratégia, se o PS, ou parte deste se desloca para a direita, que se reforça e une, só uma nova resposta à esquerda abrangente e forte pode alterar este caminho de suicídio.

Ninguém pode esquecer a importância das lutas dos povos, como vimos em Moçambique, em que 13 mortos e cerca de 500 feridos foram suficientes para travarem medidas injustas e mal pensadas de agravamento das condições de vida do povo. Todavia para mudar a natureza do poder é preciso muito, muito, mais. Entre nós e pela via eleitoral a direcção da governação e a ultrapassagem do rotativismo exige um número de votos, de cerca de 2 milhões, em coligação ou isoladamente. Fora deste quadro resta a luta: lutar, lutar, resistir, travar as arremetidas neo-liberais .Ser heróico.

Seja como for, para além das palavras seria muito importante, que perante a igualdade na substância entre o PS social- liberal e neo-liberal e um PSD neo-liberal, a esquerda partidária e independente construíssem uma ALTERNAVA em que o povo, este povo que temos, com a sua cultura e modo de ser, pudesse e quisesse votar massivamente, para mudar de rumo.

Sem este esforço e reconhecendo que o povo continuará a dar cerca de 20% dos votos ao PCP e ao BE, em termos eleitorais não é perceptível outra solução que não a perpetuação do rotativismo, até ao desastre. Para uma alternativa seria muito importante reforçar a votação nestes partidos, e a criação das necessárias pontes, com dois sentidos, com os militantes e simpatizantes do PS da esquerda socialista. Para tudo isto o contributo dos independentes e dos cidadãos seria fundamental

Os novos tempos exigem à esquerda novos comportamentos e estratégias. No mínimo compete a cada sujeito e actor político referir que objectivos são expectáveis com as acções que se propõem levar a cabo. Para além do verbo e das crenças é preciso referir objectivos quantificáveis.

Toda a luta pela mudança e justiça social está do lado da esquerda. A direita joga em casa, está unida, recebe a preciosa cooperação da União Europeia com a supervisão dos Orçamentos Nacionais. A aliança dos poderosos detém o capital, a informação e o seu objectivo imoral é simples e linear - obter a máxima riqueza para 10% da população, com a mais completa supressão de direitos públicos, sociais e civis a uma faixa significativa da população, entre os 30 a 40%: os miseráveis ( 18%), os pensionistas, os trabalhadores da indústria, do comércio a retalho, funcionários públicos, trabalhadores dos transportes e outros serviços, deixando uma área de conforto para os que trabalham na banca, seguros, turismo e nos ciberoempregos.

Seria importante que se falasse do Futuro a médio prazo. E que Futuro será esse, se nada nas estratégias dos vários sujeitos mudar, nomeadamente à esquerda? Também será importante não cultivar ilusões. Todavia esta discussão nunca terá lugar se a cidadania não a promover e exigir aos vários sujeitos políticos, obviamente.


andrade da silva


PS:


Choro os mortos e feridos em Moçambique, sobretudo, porque o governo Moçambicano tinha outras alternativas para proteger o seu povo das agruras da miséria extrema, como veio a acontecer.

4 comentários:

andrade da silva disse...

A Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, começa a alertar o Mundo para o perigo de Guerra Civil no Sudâo, como neste blogue já referimos, mas sem a ATENÇÂO DE TODOS, TODOS MESMOS, os EUA vão fazer o minimo, que não chegará para evitar a tragédia.

Ampliem estes alertas. NÂO DEVEMOS SER CÚMPLICES - CULPADOS!

Marília Gonçalves disse...

Amigos e Companheiros
talvez quando o longe se tornar perto e ultrapassadas as mais graves divergências, encontrando os verdadeiros culpados do retrocesso de Abril, consigamos reconstruir esse 25 único na história e lembro a sinceridade emocional das palavras do Grande Homem de Abril que foi e é Andrade Silva, num Apelo à Unidade, que só ela poderá salvar Abril e devolver-nos a Esperança perdida
Marília Gonçalves


Que SÔDADES tenho da Revolução de Abril, que quiçá nunca existiu, e daqueles fantásticos Tenentes, Capitães de Abril que sonhei vê-los vivos. Seria um sonho!?...

QUE SÔDADES DAQUELES DIAS E DAQUELS INTÉRPIDOS CAPITÃES: GOLIAS, VASCO, CLEMENTE, PEDRO LAURET, PINHEIRO DE AZEVEDO, FABIÃO, VASCO GONÇALVES; FIRMINO MENDES, VARGAS, ROSA COUTINHO, ROSADO LUZ, FERREIRA DE SOUSA, LAI, MIRANDA, ROSÁRIO SIMÕES, LUÍS SEQUEIRA, DUARTE MENDES, CORVACHO, GIL, PINTO SOARES, LAMEIRINHAS, EDUARDO ABREU, PEZARAT CORREIA, MARTINS GUERREIRO, RAMIRO CORREIA, ANTÓNIO PEDRO, RIBEIRO BATISTA, SALES GRADE, TORRES DE MAGALHÃES, XAVIER, AMILCAR RODRIGUES, SALGUEIRO MAIA, TI JAIME (82 anos, então, mas que grande capitão!) TI PEDRO ( hoje, 82 anos) NEGRAXA, CASQUINHA E CARAVALELA ( mortos pela GNR, um com 17 anos. Não chegou a viver. Meu Deus, o 25 Novembro matou-o), MARILIA,- sinto estes nomes com a alma, o coração, e os olhos não resistem, turva-se-me a vista - e muitos, muitos outros.


http://avenidadaliberdade.org/index.php?content=36&data_inicio=&data_fim=&author=95&tema=22
Andrade Silva

andrade da silva disse...

Marilia

Quão grato fico pelas suas palavras, todavia não por modéstia, mas porque é assim - somente faço o que posso e o que a minha consciência me dita.
Mas mais grato fico por trazer à lembrança textos da avenida da liberdade que perdi por azares no computador e erros meus, e daquela lista saltam-me algumas lágrimas, quando por exemplo se fala de Carlos Fabião que nestes dias tanto recordei, por causa da morte do jogador Torres - o gigante bondoso - .
Carlos Fabião era grande e bondoso e tinha por mim uma amizade especial, escreveu relatórios de balística à mão que possuo, para me defender em tribunal e toda esta amizade provinha por um lado pela minha coragem de lhe dizer o que pensava, nas assembleias do MFA que entre outros p Pedro Lauret tinha presentes, mas sobretudo porque APOIOU TODAS AS ACÇÔES que fiz no Alentejo. Se não estivesse de acordo teve várias razões para me afastar: a pedido do Brig Pezarat Correia em agosto 75, A pedido do Brig Azeredo que me queria na Madeira em 75, e uma outra vez, porque fiz asneira ao conduzir uma viatura militar sem carta de Vendas Novas para Lisboa, com cenas de algum " farwest" pelo caminho.
Não o fez ,porque sempre me considerou um elemento importante para a paz social no Alentejo e tinha toda a razão, é um facto de que me orgulho, sem nenhum pingo de vaidade, mas não calo, nem aceite que abutres que para aí andam queiram apagar isto, mas vou falando do pasado, mas o presente é tão urgente e emergente que falo mais do presente do que do passado, mas também quer falar dele, não por mim próprio mas para que se conheça um pouco mais da gesta do putos de vendas novas e nestes estão o asp Guerra e Cravo, os furriéis Sequeira e Nogueira e o grande Alentejano o sarg Guerra da aldeia da luz, para além de muitos soldados. Alguns oram parar ao CDS, mas foram grandes e bondosos naquela altura, e para mim isso é que contarei.
abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

Amigos Companheiros, Leitores

Agora, Companheiro é tocar a reunir, depois de separar o trigo do joio!
Abril precisa dos seus! todos os que não esqueceram a generosa força que trouxe Portugal para a Rua, entre cravos e tanques escancarando a Liberdade e a Esperança!
Reúnam gentes de Abril é urgente um novo alvorecer!
Para que Abril torne a ser a Luz e a certeza do pão, para todos igual!
UNIDADE!UNIDADE! UNIDADE!

Marília Gonçalves